Nem só de visual vive este Fluence GT. “Ele é o primeiro Renault Sport do Brasil”, explica Raul Pedroso, da engenharia de motores. Sob o capô, o motor 2.0 16V turbo fabricado na França garante dose extra de emoção. Embora em outros mercados chegue a ter 265 cv, para cá, ele rende 180 cv e 30,6 kgfm de torque. Segundo a marca, há três tipos de preparação na gama Renault Sport. “Nosso principal trabalho foi acertar a injeção eletrônica para o nosso combustível”, explica Pedroso.

O sedã oferece respostas rápidas: a baixas 1.200 rpm já estão disponíveis 20 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual de seis marchas e as suspensões firmes garantem uma boa estabilidade. Por dentro, há itens exclusivos como os bancos e o painel digital. Além disso, traz o volante e as manoplas com costuras vermelhas e acabamentos em preto brilhante. Baseado nos equipamentos do Privilége (R$ 71.900), ele será vendido em pacote único e sem opcionais.

O cliente só escolhe a cor: branco, preto ou vermelho. A previsão é de comercializar 70 carros por mês e a versão representará 4,5% do mix de vendas. O Fluence GT não é um competidor do Peugeot 408 e Jetta em suas versões turbo porque só ele tem câmbio manual”, defende Romain Darmon, gerente de produto de marketing.

 

PODERIA SER MELHOR

Ainda não foi desta vez que a quarta geração do Clio europeu deu as caras por aqui. O hatch apenas estreou uma estética reformulada. O hatch ganhou mudanças pontuais na grade, para-choque dianteiro e traseiro, faróis, lanternas cristais e na tampa do porta-malas. Há um novo motor 1.0 16V Hi-Power. Entre as alterações, estão o aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1 e o uso de novas bielas e pistões. A potência foi de 77 cv para 80 cv com etanol e de 76 cv para 77 cv usando gasolina.

Foram utilizados pneus verdes e o novo painel traz o sistema eco-monitoramento para informar a maneira mais econômica de guiar. O modelo será oferecido nas versões Authentique e Expression, mas nenhuma trará os freios ABS e o duplo airbag dianteiro. Serão disponibilizados acessórios para personalização externa e interna. As vendas iniciam na primeira quinzena de novembro. De acordo com a marca, o preço do quatro portas estará alinhado ao do duas portas para aumentar a competitividade.