A Kia mostra a terceira geração do Cerato. O sedã foi alinhado à linguagem de design da marca, obra do designer Peter Schreyer (ex-Audi), e exibe um perfil mais moderno. Destaque para a nova plataforma e as dimensões maiores em relação ao atual modelo. A rigidez torcional melhorou em 37% com a aplicação extensa de aço de resistência no chassi.

Agora, ele mede 4,56 m comprimento, 1,78 m de largura e 1,44 m de altura. Além disso, a cabine mais ampla priorizou o bem-estar dos passageiros. A distância entre-eixos aumentou (de 2,650 m para 2,700 m), assim como o espaço reservado às pernas do motorista e do passageiro da frente (em 1,3 cm) e para a cabeça dos ocupantes de trás. O porta-malas passou de 415 para 421 litros.

O best-seller da Kia passa a ter motor 1.6 flex. Quando abastecido com gasolina produz 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16 kgfm a 4.500 rpm. Utilizando etanol, rende 128 cv às mesmas 6.000 rpm e 16,5 kgfm a 5.000 rpm. Há opção de câmbio manual ou automática, ambos de seis marchas.

De acordo com a marca, o Cerato (também chamado de K3 ou Forte, em outros mercados) foi projetado para conquistar pontuação máxima nos testes de segurança.

 

O KIA TRAÇÃO TRASEIRA

C A Kia coloca um concorrente no segmento de alto luxo. Depois do Optima e do Cadenza, a Kia lança o Quoris – na Coreia do Sul, ele é chamado de K9. O sedã luxuoso oferece dimensões generosas com 5,1 m de comprimento e ótimos 3,04 de entre-eixos. O banco do motorista tem 16 ajustes elétricos e o do passageiro pode ser regulado de dez maneiras difrentes. O visor de LCD no painel tem 12,3” e há telas atrás dos encostos de cabeça.

O motor V6 de 3,8 litros gera 290 cv e a transmissão é automática de oito marchas. Além disso, ele é o primeiro dos Kia da nova geração com tração traseira. Em segurança, há o head-up-display, o sistema de iluminação frontal adaptável e monitoramento ao redor do veículo com quatro câmeras, além do piloto adaptativo, que controla a distância do carro da frente, entre outros itens.