Enquanto a Ford surpreende os visitantes do Salão com o novo e belo Fusion, a Nissan já contra-ataca com uma novidade de peso: o sedã grande Altima. A nova geração do modelo – que irá brigar com Toyota Camry, VW Passat, Honda Accord (também novo), Kia Cadenza e Hyundai Azera, entre outros – foi lançada este ano no mercado norte-americano, e aposta em itens de conforto para cativar os consumidores premium.

Além do maior conforto acústico, por conta do isolamento retrabalhado, o destaque do interior do Altima 2013 está nos novos assentos, que a marca chama de gravidade zero. De acordo com a Nissan, as peças – além de terem acabamento perfurado e aquecimento – foram projetadas segundo pesquisas da Nasa, para serem o menos cansativas possível, se aproximando da postura humana em gravidade zero – daí o nome. Na prática, isso significa que os bancos do Altima ajudam a reduzir as cargas musculares na coluna e melhoram o fluxo de sangue. Para completar, o volante ganhou assistência eletrohidráulica e ficou mais leve.

Entre os itens de segurança ativa, há monitoramento das marcações da pista – que mantém o carro na faixa de rolamento –, alerta de pontos cegos dos retrovisores por meio de câmeras e um sensor que detecta coisas em movimento durante as manobras de ré. No painel, um display entre o velocímetro e o conta-giros mostra as informações mais importantes da condução em 3D, para que o motorista não tire a atenção da estrada. Há ainda sensor crepuscular que é ativado não apenas quando escurece, mas quando se liga o limpador de para-brisa.

No conjunto motriz, duas opções: um tradicional V6 3.5 com 270 cv – pouco afinado com a nova ordem de diminuição dos propulsores sem perda de potência – acoplado a um câmbio CVT de segunda geração ou um motor 2.5, que já existia, mas foi retrabalhado. Com a adoção de comando variável na admissão e no escape, além do uso de ligas especiais no coletor de escape, ele ganhou potência e passou a oferecer bons 182 cv, além de uma curva de torque mais plana. Essas alterações, em conjunto com o novo câmbio CVT com sete marchas simuladas e trocas no volante, garantem um consumo de combustível bem mais contido.

Até o fechamento desta edição, os preços do modelo ainda não haviam sido divulgados, mas deverão partir de algo em torno de R$ 95 mil para a versão 2.5 e R$ 110 mil para o V6.