Um Fusca de 200 cv é a maior estrela da Volks no Anhembi. Nada de New Beetle – agora ele se chama  Fusca mesmo! A marca decidiu oficializar seu apelido em cada país: na Alemanha, é Käfer; nos EUA, Beetle; na Itália, Maggiolino; e, no Brasil, Fusca.

Com relação à geração anterior, o carro está mais refinado, sério e masculino. Sob o capô, um dos melhores conjuntos mecânicos do grupo: o motor 2.0 TSI de 200 cv aliado à transmissão automatizada de dupla embreagem. Com seis marchas, o câmbio faz o motor trabalhar sempre em baixas rotações, sem ruídos e com consumo moderado. Mas basta pisar fundo no acelerador para ver a resposta no contagiros. A redução acontece em uma velocidade absurda, o motor enche e despeja seu torque abundante.

Feito sobre a base do Golf VI, o carro está mais firme e esportivo. Todas as medidas cresceram e o teto foi rebaixado, melhorando a dinâmica. O entre-eixos também aumentou, mas não o suficiente para garantir conforto absoluto aos passageiros de trás, que ainda não têm muito espaço para as pernas. Apesar disso, eles já não batem mais a cabeça no teto, e o porta-malas agora acomoda 310 litros. Seu preço deve ficar em torno de R$ 80 mil.

QUASE UM AUDI

O Volkswagen CC abandonou a família: não é mais identificado como uma variante de Passat. Mais sofisticado e refinado, agora ele se posiciona entre o sedã grande e o luxuoso Phaeton. Seu acabamento não é o de um Audi equivalente, mas está entre os melhores Volks atuais.

Sob o capô, o mesmo motor seis cilindros de 300 cv acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem. A tração integral 4Motion, que funciona sob demanda; em condições normais, 90% do torque vai para o eixo dianteiro. Preciso nas curvas, ele é extremamente confortável, e o novo tratamento acústico deixa os ocupantes absolutamente isolados do mundo. Os bancos são macios – apesar de esportivos –, e o habitáculo é mais amplo do que suas linhas sugerem.

Entre os maiores destaques do CC está a eletrônica: há detector de fadiga, piloto automático que diminui a velocidade quando há risco iminente e farol que adapta o feixe para garantir a melhor iluminação sem ofuscar os carros no sentido contrário. Um belíssimo exemplar que, se tiver bom preço, fará sucesso.