10/10/2025 - 15:19
A Dacia, braço romeno da Renault que projetou Sandero, Logan e Duster, renovou parte do seu catálogo agora para a linha 2026. Além do hatch e do sedan, a marca ainda atualizou o Stepway (por lá, ainda uma versão do Sandero) e o Jogger, uma espécie de minivan derivada dessa família, quase como um Aircross vindo do C3.
+Renault Duster 1.3 turbo 2026 custa menos que Nivus em promoção
+Renault Kardian 2026: quanto custa, o que oferece e qual motor usa

Sandero e Logan estão de cara nova
Além do design atualizado, com frente e traseira trazendo nova identidade visual (a dianteira até lembra o Novo Kwid E-Tech), a trinca passou por uma revitalização da cabine: novos materiais mais refinados, multimídia maior, instrumentação digital e alguns itens práticos, como suporte para celular ou gancho para pendurar sacolas. Mais ou menos o processo de refinamento que a Renault aplicou no nosso Kardian 2026.

Aliás, muita coisa dos novos Dacia Sandero e Logan é igual ao do nosso Kardian: desenho básico da cabine e volante, a nova central de 10”, o painel digital de 7”, além de comandos como os do ar-condicionado ou o joystick da transmissão. O pacote de série dos Dacia ainda recebeu farol alto automático, sistema de quatro câmeras externas, ou frenagem autônoma de emergência, cumprindo as leis europeias de segurança automotiva.
Powertrain atualizado
O powertrain aposta forte na eletrificação ou superalimentação, em prol de melhor eficiência energética. A única opção naturalmente aspirada é um 1.0 com 65 cv, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, que é oferecido para Sandero e Logan. Esse e um 1.0 turbo de 110 cv de potência, que move apenas Stepway e Jogger com câmbio manual de seis marchas, seguem inalterados.

Sandero e Logan ganham uma outra configuração desse 1.0 turbo de três cilindros, com 100 cv de potência e o mesmo câmbio manual de seis marchas. Eles dois, e a minivan Jogger, também contam com uma nova opção movida a gasolina e GNV (chamado por lá de “GLP”): 1.2 turbo de três cilindros com 120 cv (eram 100 até então), que, além da transmissão manual de seis marchas, agora pode ser casado também ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, mesmo do Kardian.

Autonomia surpreendente
Esse powertrain com gás natural promete uma tremenda autonomia somando um tanque cheio com os cilindros de GNV abastecidos: 1.590 km para Sandero e Logan, ou 1.480 km no caso de Stepway e Jogger, a minivan. Rendem mais que os BYD híbridos plug-in vendidos aqui no Brasil…

As opções mais caras desses Dacia trazem o powertrain mais poderoso, híbrido pleno. Agora com 155 cv de potência, contra 140 da linha anterior, ele soma um motor 1.8 a gasolina com dois propulsores elétricos (sendo um deles a união de motor de arranque com alternador). O torque combinado beira os 18 mkgf, sempre com câmbio automático, sem opção manual. Segundo a fabricante, os modelos podem rodar até 80% do percurso urbano no modo elétrico, por conta das baterias com 1,4 KWh.

Sandero vende muito na Europa
O Dacia Sandero é o líder disparado de vendas no mercado europeu. Segundo a ACEA (equivalente europeu à nossa Fenabrave), o hatch emplacou mais de 268 mil exemplares na União Europeia, incluindo Reino Unido, ficando muito além do segundo colocado (Renault Clio, cerca de 216,3 mil carros). Ter o Sandero como líder de vendas por lá não é novidade, já que ele conseguiu esse mesmo feito em 2023, quando beirou as 240 mil unidades. A minivan Jogger também vai bem, obrigado.

No Brasil: não sobra nada
No Brasil, Sandero e Logan deixaram de ser oferecidos em 2024, em meses diferentes. Previsão de retorno? Praticamente nenhuma. Afinal, a Renault por aqui quer focar em modelos mais exclusivos, especialmente SUVs, não mais seguindo com produtos diretamente projetados pela Dacia romena. Diferenças mercadológicas…
