A atualização no motor 1.6 8V do Logan e do Sandero cumpriu bem seu objetivo – conciliar maior eficiência com baixo consumo. Ao todo, nada menos que 23 peças foram substituídas ou modificadas para diminuir o atrito, otimizar as massas e aumentar a taxa de compressão (leia mais no quadro).Para avaliar o resultado desse trabalho dos engenheiros da Renault, fomos a Curitiba avaliar o Sandero GT Line, antiga série especial que volta agora como versão de linha. Com preço sugerido de R$ 38.407, seu principal rival é o Fiat Palio Sporting, que custa exatos R$ 39.807.

A versão esportiva do hatch se diferencia das demais apenas visualmente, com para-choques especiais, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, retrovisores e aerofólio em preto brilhante e rodas gra te. Sob o capô, o renovado 1.6 agora trabalha mais silencioso, com menos vibrações e privilegiando o torque em baixas rotações, garantindo saídas mais ágeis e boas respostas ao acelerador. O ganho na potência e no torque foi superior a 10%, e agora o motor desenvolve 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, sempre a 5.500 rpm (antes eram 92 cv e 95 cv). Além disso, segundo a marca, 85% do torque já está disponível a partir das 1.500 rpm. “Isso signi ca uma menor quantidade de trocas de marchas”, explica Gustavo Volci, chefe de projeto de motores da montadora.

Em um curto percurso entre a fábrica da Renault em São José dos Pinhais e a cidade de Curitiba, o hatch mostrou desenvoltura e bom fôlego nas ultrapassagens. O câmbio manual teve os engates melhorados e diferencial, terceira, quarta e quinta marchas alongados. Assim, a 100 km/h o ponteiro do conta-giros marca apenas 2.800 rpm. “Dessa maneira, bene ciamos o consumo”, diz Marcio Melhorança, gerente de engenharia do produto. Rodando a 120 km/h, o computador de bordo marcava a média de 13,1 km/l. No interior, o GT Line traz novos bancos com costuras vermelhas – mesma cor dos cintos, do emblema no encosto de cabeça e das saídas de ar –, além de painel com novo gra smo e o console central preto brilhante. Entre os principais equipamentos de série, estão o arcondicionado, a direção hidráulica com ajuste de altura, os vidros dianteiros elétricos, o rádio CD/MP3 com entrada USB, os faróis de neblina, os freios ABS e o airbag duplo.