São Paulo ganha o MIAU, primeiro museu de imprensa automotiva do mundo

Localizado no bairro da Vila Romana, espaço reúne um acervo de mais de 10 mil itens

0
1646

São Paulo é a primeira cidade do mundo a contar com um museu para a imprensa automotiva. Localizado na Vila Romana, na zona oeste da capital paulista, o MIAU (Museu da Imprensa Automotiva) conta com um acervo de mais de dez mil itens, que inclui desde publicações antigas a press-kits, catálogos, pôsteres e manuais de proprietário.

O idealizador do projeto é o jornalista automotivo Marcos Rozen, que diante da dificuldade de encontrar materiais históricos sobre a indústria automobilística no Brasil, há 15 anos começou a formar um acervo sobre o tema.

O espaço conta com uma mostra fixa (que conta toda a história da imprensa automotiva brasileira desde 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro) e uma área temática, que abre com uma exposição em homenagem aos 50 anos do Chevrolet Opala. Ali, um Chevrolet Opala Comodoro de 1988 serve como sala de cinema para que os visitantes assistam um documentário sobre o modelo. No espaço, é possível visitar ainda o Café do MIAU, que oferece bebidas e petiscos cujos nomes fazem referência ao mundo do automóvel.


O MIAU funciona de quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18hs) e aos domingos das 11h às 17h (entrada até 16h). Para marcar sua inauguração há promoção para os ingressos: o benefício da meia entrada vale para todos os visitantes, que, assim, pagam R$ 15.

SERVIÇO
MIAU – Museu da Imprensa Automotiva

R. Marcelina, 108, Vila Romana, CEP 05040-010, São Paulo, SP
Funcionamento: quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18h), domingo 11h às 17h (entrada até 16h)
www.miaumuseu.com.br
www.facebook.com/miaumuseu
instagram @miau_museu
Telefone: (11) 98815.7467