27/10/2025 - 12:59
A Shineray do Brasil, marca chinesa de motocicletas com fábrica em Suape (PE), agora começa a expandir sua linha premium SBM. Com pegada mais esportiva, refinada e exclusiva, a divisão vai atuar como um braço da Shineray original, e agora conta até com concessionária própria: trata-se da “SBM MASP”, em Moema (SP).
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Os três primeiros modelos
Por lá estão sendo vendidos três modelos, por enquanto: as SBM 150, 250s e 400s, as três integrantes de uma linhagem que a Shineray diz oferecer “experiência única, sofisticada e completa, combinando design, tecnologia e performance”. Na realidade, a sigla de três letras significa “Shineray Motos Brasil”, justamente para ainda associar a nova grife com a marca chinesa que já tem certa tradição por aqui.

Planos futuros
E a divisão premium tem mais planos para o mercado nacional: planejam inaugurar concessionárias em mais 14 cidades, e outros sete modelos estão prometidos para o Brasil, incluindo off-roads, estradeiros e esportivos, com motores de 400 cc ou mais. Enquanto isso, algumas revendas Shineray terão espaços dedicados às SBM, também.

Como são as motos SBM?
Uma das principais apostas da nova grife está na relação custo X benefício. Os três modelos oferecidos iniciais, de projeto da QJ Motor chinesa, custam menos que a concorrência: a SBM 150 vem completa por R$ 1.500 a menos que uma CG160 Cargo (modelo básico, para trabalho), a SBM 250s tem visual esportivo a preço de scooter ADV 160, e a SBM 400s, topo de linha com 41 cv, é a aposta na linha naked, saindo mais barata que Kawasaki do mesmo estilo.

A 150 traz motor 149 cm³ (150), com 12,3 cv de potência (8.500 rpm) e 1,14 mkgf de torque (6.500 rpm), que bebe apenas gasolina e está acoplado a uma transmissão convencional de 5 marchas. Por R$ 16,3 mil, oferece faróis em LED, painel de instrumentos digital, cavalete central, “pezinho” lateral e porta USB para carregar celular. Apesar do estilo urbano, vem com suspensão traseira monoshok, freios com ABS nas duas rodas e aros de liga-leve com 17”.

No caso da 250s, o estilo já é esportivo, com linhas mais aerodinâmicas e nervosas. Apesar disso, usa um pacato motor 249 cc com 27,5 cv de potência e 2,3 mkgf de torque, junto de um câmbio convencional de seis marchas. Custa R$ 23,5 mil, e traz painel de instrumentos digital, faróis em LED e porta USB, além de rodas aro 18.

No topo da linha está a 400s, naked de 400 cm³, 41 cv de potência a 9.000 rpm, cerca de 3,8 mkgf de torque a 7.500 rpm, transmissão convencional de seis velocidades e foco na performance. Também tem suspensão traseira monoshok, freios ABS nas duas rodas, rodas aro 17, painel digital, faróis em LED e portas USB de série.

