A Shineray do Brasil, marca chinesa de motocicletas com fábrica em Suape (PE), agora começa a expandir sua linha premium SBM. Com pegada mais esportiva, refinada e exclusiva, a divisão vai atuar como um braço da Shineray original, e agora conta até com concessionária própria: trata-se da “SBM MASP”, em Moema (SP). 

+Shineray SBM 250s tem design esportivo e custa menos que scooter 160

+Nova Shineray SBM 150: quanto custa, qual motor usa e o que oferece

Shineray SBM 150 - Foto: divulgação
Shineray SBM 150 – Foto: divulgação

Os três primeiros modelos

Por lá estão sendo vendidos três modelos, por enquanto: as SBM 150, 250s e 400s, as três integrantes de uma linhagem que a Shineray diz oferecer “experiência única, sofisticada e completa, combinando design, tecnologia e performance”. Na realidade, a sigla de três letras significa “Shineray Motos Brasil”, justamente para ainda associar a nova grife com a marca chinesa que já tem certa tradição por aqui.  

Shineray SBM 250s - Foto: divulgação
Shineray 250s – Foto: divulgação

Planos futuros

E a divisão premium tem mais planos para o mercado nacional: planejam inaugurar concessionárias em mais 14 cidades, e outros sete modelos estão prometidos para o Brasil, incluindo off-roads, estradeiros e esportivos, com motores de 400 cc ou mais. Enquanto isso, algumas revendas Shineray terão espaços dedicados às SBM, também.  

Shineray 400 – Foto: divulgação

Como são as motos SBM?

Uma das principais apostas da nova grife está na relação custo X benefício. Os três modelos oferecidos iniciais, de projeto da QJ Motor chinesa, custam menos que a concorrência: a SBM 150 vem completa por R$ 1.500 a menos que uma CG160 Cargo (modelo básico, para trabalho), a SBM 250s tem visual esportivo a preço de scooter ADV 160, e a SBM 400s, topo de linha com 41 cv, é a aposta na linha naked, saindo mais barata que Kawasaki do mesmo estilo.  

Shineray 150 – Foto: divulgação

A 150 traz motor 149 cm³ (150), com 12,3 cv de potência (8.500 rpm) e 1,14 mkgf de torque (6.500 rpm), que bebe apenas gasolina e está acoplado a uma transmissão convencional de 5 marchas. Por R$ 16,3 mil, oferece faróis em LED, painel de instrumentos digital, cavalete central, “pezinho” lateral e porta USB para carregar celular. Apesar do estilo urbano, vem com suspensão traseira monoshok, freios com ABS nas duas rodas e aros de liga-leve com 17”. 

Shineray 150 – Foto: divulgação

No caso da 250s, o estilo já é esportivo, com linhas mais aerodinâmicas e nervosas. Apesar disso, usa um pacato motor 249 cc com 27,5 cv de potência e 2,3 mkgf de torque, junto de um câmbio convencional de seis marchas. Custa R$ 23,5 mil, e traz painel de instrumentos digital, faróis em LED e porta USB, além de rodas aro 18. 

Shineray SBM 250s - Foto: divulgação
Shineray 250s – Foto: divulgação

No topo da linha está a 400s, naked de 400 cm³, 41 cv de potência a 9.000 rpm, cerca de 3,8 mkgf de torque a 7.500 rpm, transmissão convencional de seis velocidades e foco na performance. Também tem suspensão traseira monoshok, freios ABS nas duas rodas, rodas aro 17, painel digital, faróis em LED e portas USB de série. 

Shineray 400 – Foto: divulgação