Scooter: veja 5 cuidados essenciais para não ter problemas

Por ter particularidades, as scooters requerem alguns cuidados redobrados

0
2
Foto: Pixabay

As vendas de scooters aumentaram 40% no mercado brasileiro em 2021, ante 2020, com 107 mil unidades licenciadas no período, de acordo com informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Por ter particularidades em relação às motos convencionais, as scooters requerem alguns cuidados redobrados. Veja abaixo cinco dicas valiosas de manutenção, apontados pela Motul, de lubrificantes e fluidos, para ter com o seu modelo.

+ Honda Motos cresceu 24% em vendas no Brasil; scooters são destaque
+ TVS lança scooters NTORQ 125 do Homem-Aranha e Thor
+ Yamaha lança scooter NMax 160 inspirada no Homem-Aranha; assista
+ Shineray lança 3 scooters elétricas no Brasil com autonomia de até 80 km
+ Scooters elétricas: confira 5 vantagens de apostar nesse modelo
+ Conheça a scooter elétrica da BMW desenvolvida para a polícia


1ª – Verifique regularmente o fluido de freios

De acordo com Marcelo Rocha, engenheiro de aplicações da Motul, as scooters têm entre as suas principais particularidades a transmissão automática por CVT, sem uso do manete de embreagem, cujo objetivo é propiciar um meio de transporte de fácil pilotagem e mobilidade.

“Devido ao tipo de transmissão, as scooters não contam com uma atuação significativa do freio motor na maioria das frenagens, o que sobrecarrega o sistema de freios, solicitando mais do fluido que outras motocicletas urbanas”, explica o especialista.

2ª – Fique atento ao nível do fluido de arrefecimento

Outra especificidade do segmento é a posição do motor, que fica enclausurado na parte traseira da motocicleta, embaixo do banco do piloto.

“Dessa forma, os motores das scooters dispõem de baixa refrigeração por ar, o que provoca um elevado estresse no sistema de arrefecimento, também exigindo mais do respectivo fluido”, comenta Rocha.

Como apenas o radiador de óleo não é suficiente, essas motos possuem, ainda, refrigeração a água para garantir o controle da temperatura mesmo em deslocamentos a baixas velocidades.

3ª – Em caso de uso intenso, siga o plano de manutenção severo

O engenheiro afirma que todos os itens de manutenção preventiva sempre devem ser revisados conforme a tabela descrita no manual do proprietário.

“É fundamental seguir corretamente as especificações da revisão e atentar para o regime de uso da motocicleta. Em caso de uso urbano intenso, considere a adoção do plano de manutenção severo, que pode encurtar pela metade o intervalo de revisão”, orienta.

4ª – Limpe regularmente a carenagem para evitar sua deterioração

Em razão da maior quantidade de peças plásticas na carenagem, as scooters também demandam alguns cuidados especiais para que não sofram deterioração com as intempéries.

5ª – Redobre a atenção durante frenagens e inclinações

As scooters exigem atenção redobrada na condução. “É necessário ter cuidado nas frenagens porque essas motos não possuem o auxílio das reduções de marcha, de modo a se aproveitar do freio motor para diminuir a velocidade. Outra atenção é na hora de realizar curvas com altas inclinações para evitar encostar no chão a carenagem, que é projetada para ser larga e baixa com o objetivo de abrigar as pernas do condutor”, alerta o especialista da Motul.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Abarth chega ao Brasil como marca; Pulse será o primeiro modelo comercializado
+ Caça russo é usado pela primeira vez em combate
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ A Mobylette está de volta, agora elétrica
+ Valor médio da gasolina registra alta após três meses e ultrapassa R$ 7
+ CNH vencida: grupo deve renovar o documento até o fim de janeiro; veja
+ Cargueiro que levava carros de luxo afundou na costa de Portugal
+ Scooters elétricas: confira 5 vantagens de apostar nesse modelo
+ Peugeot terá dois dias de ofertas especiais chamado de ‘Lion Days’
+ Decreto confirma a suspensão do IPVA-SP para PCD