As vendas da Fiat Strada vão muito bem, obrigado. Hoje elas representam quase a metade do segmento de picapes compactas. São 44% de participação. Mas a Fiat ainda quer ir além: a meta é quebrar a barreira dos 50% e vender mais do que todos os seus concorrentes juntos. Se der para alcançar esse objetivo gastando pouco, a coisa fica ainda melhor. Pois foi o que eles fizeram neste modelo 2013.

A picape, assim como a Palio Weekend ganhou novidades em visual, conteúdo e mecânica, mas não recebeu a nova plataforma apresentada no Palio e no Grand Siena – e que já era proveniente do novo Uno. Assim, o investimento ficou menor e, o resultado, bem satisfatório. Apesar de muito leves, as modificações externas garantiram um design com mais identidade da marca.

Mas é ao abrir a porta que a nova Strada se mostra realmente diferente. O interior foi todo reformulado com painel novo, mais bonito e moderno, com um quadro de instrumentos para cada versão. O mesmo aconteceu com o volante e os bancos que, além de ter a estrutura refeita, são oferecidos com outras cores e grafia nos tecidos, que também revestem as laterais de porta. Há ainda um apoio para o pé esquerdo do motorista e um novo – e mais prático – sistema pra regular o banco longitudinalmente.

As principais novidades, além do novo visual interno e externo, são a cabine dupla disponível agora para os três catálogos de acabamento (Working, Trekking e Adventure) e motor 1.6 16V E-TorQ para a versão intermediária. Com esse motor, a Strada Trekking ficou eficiente. A potência de 117 cv (etanol) aliada ao bom torque de 16,8 kgfm garante respostas rápidas ao acelerador e até uma condução mais esportiva. Embora ela seja montada em cima da base antiga – teoricamente menos estável e segura – o carro se comporta bem, a suspensão é macia e silenciosa, além de transmitir robustez. No dia a dia, os clientes não vão sentir falta de modernidade.

Fiat Strada Trekking 1.6 16V

Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 4,42 m – larg.: 1,66 m – alt.: 1,58 m eNtre-eixos 2,718 m Porta-malas 580 litros Pneus 175/70 R14 Peso 1.176 kg Gasolina Potência 115 cv a 5.500 rpm Torque 16,2kgfm a 4.500 rpm Velocidade máxima 176 km/h 0 – 100 km/h 9s9 Consumo não disponível Consumo real não disponível Etanol Potência 117 cv a 5.500 rpm Torque 16,8kgfm a 4.500 rpm Velocidade máxima 178 km/h 0 – 100 km/h 9s7 Consumo não disponível Consumo real não disponível

As mudanças visuais – ainda que pequenas – deixaram a picape mais atual e ela ainda tem a vantagem de ser a única com cabine dupla de seu segmento

A versão Trekking cabine dupla agora traz de série dois airbags dianteiros, além do sistema de freios equipado com ABS e EBD. Outros novos itens de série são vidros e travas elétricas que se somam à direção hidráulica e faróis de neblina já oferecidos. Nessa configuração, com cabine dupla, o modelo custa R$ 45.050. Existe ainda a opção com carroceria de cabine simples e estendida, assim como na versão Working, voltada ao trabalho.

Um problema é a Strada Trekking não ter nem o câmbio automatizado nem o motor 1.8 16V, ambos só oferecidos na versão Adventure, mais cara e cheia de acessórios off-road. Quem sabe uma reação da concorrência obrigue a Fiat a ampliar ainda mais sua oferta. Por enquanto, ela está bem à vontade não só entre as picapes compactas, mas também no segmento de peruas. Prova disso é que a Palio Weekend 2013 também foi reestilizada e não ganhou a base mais moderna do novo Palio. Confira a seguir…

O painel lembra o do novo Palio e o quadro de instrumentos é diferente em cada versão. Ar, volante em couro com comandos, roda de liga, som, teto-solar e capota são opcionais

Perua repaginada

A base é a da Adventure anterior, mas houve alterações de design, por dentro e por fora, e agora há mais itens de série e opcionais

As mesmas soluções da Strada estão na Palio Weekend 2013. A perua ganhou novos para-choque dianteiro, grade e rodas – com destaque para as 16″, disponíveis como opcional para toda a linha Adventure e calçadas com pneus urbanos no lugar dos de uso misto oferecidos de série.

O interior ganhou em modernidade, beleza e praticidade. As laterais de portas oferecem porta-objetos, além de novo volante, bancos e diferentes acabamentos de tecido para cada versão. O painel também é novo, com quadro de instrumentos com grafia específica da Palio Weekend. Outro detalhe importante: agora os airbags dianteiros e os freios equipados com ABS e EBD vêm de de série em todas as versões.

Há três tipos de motor , cada um destinado a uma versão. O Fire 1.4 equipa a Attractive, o E-TorQ 1.6 16 V é oferecido na versão Trekking e o E-TorQ 1.8 16v para a Adventure, que também tem a opção do câmbio Dualogic.

A versão mais barata da linha Weekend já vem com airbag, ABS e painel bicolor

Além de mais segurança, a Palio Weekend Attractive 1.4, base da gama, dispõe de maçanetas, retrovisores externos, para-choques, minissaias laterais e aerofólio traseiro na cor do carro e tem, como item de série, direção hidráulica, computador de bordo, alerta do limite de velocidade, vidros e travas elétricas, entre outros. Na lista de opcionais, ar-condicionado, barras longitudinais no teto, banco traseiro bipartido, comando do som no volante e mais uma série de equipamentos.

Também reestilizada utilizando a plataforma antiga da linha Fiat Palio, essa pode ser a última geração da perua. Segundo fontes consultadas, a marca poderá abandorar o segmento de station e investir em um SUV urbano baseado nos novos Uno/Palio. Além disso, na fábrica de Goiana, Pernambuco, sobre a base do futuro sedã Viaggio deverá nascer um SUV com as marcas Jeep e Fiat. Na gama da companhia americana, ele deverá substituir o Jeep Compass e, na italiana, será um concorrente para o EcoSport. Dois produtos importantes e que ainda não existem na linha Fiat.

Sedã popular

Mesmo após o lançamento do Grand Siena, no mês de março deste ano, a Fiat tratou de renovar seu sedã para brigar na categoria de entrada do segmento, e com o fim do Siena Fire, agora está no páreo o Siena EL 2013. Assim como a Fiat já fez com outros modelos no passado, a geração com a plataforma antiga continuará no mercado a um preço mais atraente, e terá como seus principais concorrentes o Chevrolet Classic e o Renault Logan.

O modelo não tem o espaço do Grand Siena, mas ganhou atualização visual e interior mais moderno e requintado

Além de novo visual, o Fiat Siena EL 2013 recebeu um interior mais requintado e atual, com direito a um painel completamente novo. Ainda mudaram o tecido dos bancos – que inclusive ganharam bolsas porta-revista na parte de trás – volante, porta-óculos e porta-objetos. Entre os itens de série: manutenção programada, follow me home, desembaçador traseiro temporizado, comando interno de abertura do porta-malas, e pára-choques e saias laterais na cor do carro. O kit de segurança HSD, composto por airbag duplo e freios ABS, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, retrovisores e travas elétricas e CP com MP3 são opcionais As opções de motor continuam sendo as unidades Fire 1.0 ou 1.4, de 75 e 86 cv, respectivamente. O preço do sedã agora parte de R$ 28.150.