02/07/23 - 12:00minEmerson Fittipaldi: o verdadeiro espetáculo “Apesar do uso do DRS, hoje as ultrapassagens ainda são difíceis, e é assim mesmo que devem ser”
26/02/23 - 8:00minEmerson Fittipaldi fala sobre as ultrapassagens mais incríveis de sua carreira “Quando a recompensa é a vitória e as outras chances se esgotam, um campeão precisa saber como passar ao modo ‘extremo’.”
15/10/22 - 8:15minEmerson Fittipaldi: “O modo mais rápido de dar uma volta em um F1 é não ir além dos limites dele” “Carlos ‘enfiou’ sua Ferrari ali, deixando Niki sem ter como reagir. Foi uma grande vitória.”
29/09/22 - 16:54minEmerson Fittipaldi: “Ultrapassagens exigem que o piloto saiba correr, e não apenas dirigir rápido” “Ultrapassagens ainda exigem que o piloto saiba correr, e não só dirigir rápido – o que não é a mesma coisa.”
01/05/22 - 9:03minEmerson Fittipaldi: Meu último ano na McLaren (parte 2) “Eu podia ter vencido naquele dia, se não tivesse sido frustrado pelo companheiro de Niki na Ferrari, Clay Regazzoni.”
03/04/22 - 9:30minEmerson Fittipaldi: Meu último ano na McLaren “Consegui segurar o M23 em lindos drifts com quatro rodas nas curvas mais rápidas, e logo alcancei James e comecei a planejar a ultrapassagem.”
12/12/21 - 9:00minEmerson Fittipaldi: minha última vitória na Fórmula 1 “Após fazer o pitstop, eu seguia pela reta pisando fundo quando vi o Parnelli de Mario Andretti em meio ao spray.”
25/11/21 - 22:32minEmerson Fittipaldi: Silverstone, a estrela da temporada “Você não freava na curva, apenas aliviava o pé direito – nada mais do que isso.”
01/08/21 - 8:00minEmerson Fittipaldi: com uma ajudinha de Denny Hulme "Quando fomos companheiros de equipe da McLaren em 1974, trabalhamos bem juntos para conquistar o primeiro campeonato de construtores de F1 da McLaren – e ele me ajudou a vencer o primeiro campeonato de...
13/06/21 - 16:19minEmerson Fittipaldi: em Nürburgring com o Porsche 917/10 da Can-Am Emerson Fittipaldi, sobre Nürburgring com o Porsche 917/10 da Can-Am: “Na manhã da corrida, com forte neblina e chuva torrencial, fiquei com receio do que eu estava prestes a fazer.”
11/04/21 - 9:30minEmerson Fittipaldi: o “milagre” da fibra de carbono “O que me fez mudar de ideia e enfrentar um Indycar, que antes considerava arriscado? Foi a fibra de carbono.”
24/01/21 - 9:24minEmerson Fittipaldi: a virada pela segurança na Fórmula 1 Emerson Fittipaldi: “O conteúdo do tanque pegava fogo, transformando pequenas batidas em infernos letais.”
18/10/20 - 8:09minEmerson Fittipaldi: acelerando um Mercedes-Benz W125 com toda a segurança, #sóquenão “A adrenalina começou a circular por minhas veias e simplesmente não havia mais como eu resistir à tentação de seguir acelerando fundo.”
29/08/20 - 7:30minEmerson Fittipaldi: o funeral de Senna e o seu legado “A memória do funeral de Ayrton em São Paulo, ficará comigo pra sempre.”
23/06/20 - 10:49minEmerson Fittipaldi elege a melhor volta de Senna (com vídeo) e revela como soube de sua morte “Nos 45 segundos seguintes, o que vi na tela da minha TV foi pura genialidade. Não há outra palavra.”
16/04/20 - 8:10minEmerson Fittipaldi: qual foi o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos? “Sim, ele fora agraciado por Deus com uma habilidade sublime, mas sabia que isso, por si só, não seria suficiente.”
21/03/20 - 11:18minA morte de Ayrton Senna não foi em vão “Os pilotos que saem hoje sãos e salvos dos carros após acidentes horríveis devem suas vidas também a Ayrton.”
05/11/19 - 11:24minA Fórmula 1 nos EUA: Indianápolis de F1 “Sentar perto da Turn One e assistir àqueles monopostos passando debaixo do nariz a 400 km/h é bem diferente do que qualquer fã de F1 já viu.”
27/08/19 - 8:44minA Fórmula 1 nos EUA: Indianápolis de Indycar “ O Offy tinha um motor fantástico, ainda que pouco tecnológico: um 2.6 turbo quatro cilindros de 800 cv, quase o dobro da potência dos F1 da década de 1970.”
05/07/19 - 15:10minA Fórmula 1 nos EUA (parte 1) “Os fãs de esportes norte-americanos tendem a prestar às suas instituições esportivas reverência que raramente é vista em outros países.”
13/06/19 - 16:16minO momento mais assustador “Fomos espremidos pela multidão que se amontoava (...) se tivesse caído, teria sido pisoteado até a morte; não tenho dúvida disso.”
25/04/19 - 8:00minEmerson Fittipaldi: “O piloto precisa reconhecer o perigo e saber parar. Eu soube, duas vezes” "É impossível imaginar um GP começando em condições similares hoje, nem mesmo atrás do Safety Car – e é claro que não tínhamos Safety Cars na época."
16/04/19 - 9:55minCopersucar, o Fórmula 1 nacional (parte II) “Embora a mídia brasileira tenha compreendido a enormidade da tarefa, quando o resultado nos decepcionou, e a todos os brasileiros, a cobertura foi brutal.”
05/03/19 - 8:00minCopersucar, o Fórmula 1 brasileiro (parte I) “Quando decidi deixar a McLaren já sabia que o M23 seria ainda mais rápido em 1976, e que teria uma chance fantástica de vencer o campeonato mundial mais uma vez.”
02/01/19 - 13:20minFuji, 1976: a corrida “Fiquei espantado. E com raiva: a chuva ainda estava forte, havia lagos de água, e a visibilidade tinha até piorado, com forte neblina na reta.”
02/01/19 - 13:18minFuji, 1976: um prólogo “Era natural minha alegria estar contaminada por inveja, pois James pilotava o carro que me levou à conquista do campeonato em 1975.”
11/11/18 - 14:00minAs melhores pistas: Mosport, Canadá: (10º lugar) “Por um instante achei que ia decolar e girar no ar, como os carros das 24 Horas de Le Mans.”
09/10/18 - 18:28minAs melhores pistas: Kyalami, África do Sul: (9º lugar) “Terminei a prova em segundo lugar, atrás daquele velho e astuto neozelandês.”
05/09/18 - 12:44minAs melhores pistas: Clermont-Ferrand, França: (8º lugar) “Acabamos atropelando um pedaço solto de rocha e o jogando no BRM de Helmut Marko.”
09/08/18 - 14:53minAs melhores pistas: Zandvoort, Holanda: (7º lugar) “Mario perdeu a paciência com James e tentou ultrapassá-lo por fora na curva Tarzan.”
30/06/18 - 12:00minAs melhores pistas: Osterreichring, Áustria: (6º lugar) “Na quinta volta consegui ultrapassar o Clay – o que nunca foi uma tarefa fácil.”
31/05/18 - 10:44minAs melhores pistas: Watkins Glen, Estados Unidos: (5º lugar) “Lembro muito bem da sensação fantástica que tive quando cruzei a linha de chegada em primeiro lugar.”
27/04/18 - 8:00minAs melhores pistas: Brands Hatch, Reino Unido: (4º lugar) “Essa era uma pista muito complicada do ponto de vista técnico, e portanto fazer uma boa volta sem erros era bastante difícil.”
27/03/18 - 15:31minAs melhores pistas: Mônaco, Monte Carlo: (3º lugar) “Era necessário maltratar o carro, até mesmo botando-o de lado na hora de entrar em algumas curvas.”
27/02/18 - 16:47minAs melhores pistas: Nurburgring, Alemanha: (1º lugar) “Nunca venci lá. Nunca sequer subi no pódio. Mas a lembrança de pilotar um Fórmula 1 lá ficará para sempre comigo.”
28/12/17 - 9:00minAs melhores pistas: Interlagos, Brasil (2º lugar) “Jackie bem que tentou se aproximar, mas meu carro estava perfeito e consegui manter o controle da prova, terminando com 14 segundos de vantagem. Foi um dos melhores dias da minha vida.”
31/10/17 - 11:31minO GP de Monza e a conquista do meu primeiro título “Mas o pior viria no dia da corrida. Nos treinos livres, descobrimos um vazamento no tanque do meu carro.”
28/09/17 - 11:18minO dia em que “matei” Clay Regazzoni “Eu vinha atrás do Clay e freei forte no Queen’s Hairpin, mas ele não reduziu, pois seu pedal de feio quebrou”
25/08/17 - 11:16minA morte de Ayrton, para a F1 e para mim “Minha opinião é que, se não tivesse morrido, Ayrton poderia ter sido campeão em 1994, 1995 e 1996 e talvez até em 1997, superando os títulos ganhos por Michael”
30/06/17 - 10:55minMinha primeira vez em Indianápolis “Fui instruído a não exceder uma velocidade média bem baixa, mas pouco depois estava fazendo curvas tão rápido que só cumpria a meta tirando o pé nas retas.”
24/05/17 - 8:00minSobre as mortes de Ayrton Senna e Jim Clark “Eles tinham mais em comum do que o fato de morrerem jovens e terem a habilidade de pilotar carros de competição mais rapidamente do que seus rivais. ”
13/04/17 - 11:53minNova equipe, novos mecânicos “Os caras que cuidavam do meu carro quando cheguei na McLaren, em 1974, fizeram toda a diferença na pista e na pequena fábrica da equipe em Berkshire, na Inglaterra”
13/11/16 - 11:59minMeu mecânico favorito “Eddie Dennis era um cara fantástico e foi designado para cuidar do meu carro quando cheguei à Lotus. Ganhei nove corridas e um título mundial com Eddie e seus garotos. ”
05/11/16 - 10:00minDe Fangio a Schumacher “Um ex-mecânico da Benetton descreve em sua biografia como Schumacher ganhou um por um da equipe em sua primeira vitória.”
23/10/16 - 10:00minOs verdadeiros heróis da F1 “Quando um mecânico comete um engano, esse erro vai ser mostrado ao vivo pela televisão para 100 milhões de espectadores no mundo.”
26/09/16 - 9:23minUm beatle na Fórmula 1 “George Harrisson, um dos beatles, foi um dos maiores superstars nos anos 1960, mas era despretensioso quando ia às corridas”
20/09/16 - 18:00minUm quarteto brasileiro “Nunca esqueço o olhar de pura felicidade de meu amigo Pace quando subimos juntos no pódio e acenamos para o público deslumbrado por ver dois brasileiros em primeiro e segundo lugares.”
08/07/16 - 17:16minUm hermano e um irmão “O argentino Carlos Reutemann é o maior piloto de Fórmula 1 que nunca se tornou campeão mundial. E lamento que Wilson Fittipaldi nunca possa ter guiado um carro vencedor na F1.”
03/06/16 - 13:38minAmigos de pista “Descrevo Jackie Stewart, um de meus maiores rivais, como amigo para a vida toda. Você podia correr roda a roda com Jackie com total certeza de que ele iria jogar limpo. ”
17/05/16 - 10:58minPiloto de fé por mais de 40 anos “Vi o mundo, mergulhei em grande variedade de culturas. Amei cada minuto e agradeço a Deus por isso todos os dias. Competi em tempos dos mais perigosos e vivi para contar a história”
15/04/16 - 15:28minA batalha final “Desisti de denunciar Clay. Eu tinha ganhado mais um campeonato e mostrei meus argumentos na pista. Que mais precisava dizer? ”
13/03/16 - 12:00minA luta com a Ferrari “As Ferrari de Niki Lauda (número 12) e Clay Regazzoni (11) foram os adversários mais duros da McLaren no Mundial de 1974.”
15/02/16 - 10:45minA estreia de Emerson Fittipaldi na McLaren “Minha primeira vitória seria em Interlagos, onde eu tinha testado o McLaren M23 algumas semanas antes e queria muito brilhar.”
23/12/15 - 13:50minA difícil escolha da nova equipe “Em 1973 tive várias disputas com Peter Revson e Denny Hulme, da McLaren. Era a velocidade do M23 em curvas que impressionava.”
06/11/15 - 9:48minA caminho da McLaren “Cheguei só 1 segundo atrás de Ronnie, mas Jackie Stewart foi campeão com o quarto lugar. Foi ridículo. Era hora de deixar a Lotus.”
29/09/15 - 15:55minA primeira vitória “Meu Lotus 72 estava ótimo e minha confiança crescia. Faltando oito voltas, vi que era apenas meu quarto GP e eu liderava! ”
01/09/15 - 0:01minFinalmente na Fórmula 1 “Colin Chapman, fundador da Lotus, reparou na minha performance, assim como Frank Williams, da Williams. Os dois me telefonaram. ”
04/08/15 - 12:45minDo Gordini capotado para a Inglaterra “Fiquei sem freios, entrei numa curva muito rápido, bati na cerca, dei uma volta no ar e caí sobre o teto. O Gordini ficou destruído.”
10/07/15 - 10:32minTudo começou com as motos “Era preciso ter 17 anos para correr de carro, mas com 14 eu já podia competir de moto. Comecei na pista com uma cinquentinha.”
28/05/15 - 16:44minO acidente que mudou minha vida “Greg, que corria com o carro 99, era um novato e, mesmo rápido, não estava acostumado a correr roda a roda em altas velocidades”
06/05/15 - 15:10minA arte de correr nas ruas “Eu adorava ultrapassar e costumava planejar meus movimentos. Quando me aproximava de um carro, ficava observando tudo”
29/12/14 - 17:27minFangio, meu herói de infância “Juan Manuel era supersticioso. Foi dormir preocupado. Não só um gato preto atravessou sua frente, como ele o matou”
01/12/14 - 12:59minUm bom começo na McLaren "Vencer em casa foi especial. Acredite, quando você pode dormir na sua própria cama – e não num hotel – e daí vencer o GP, isso traz um sentimento muito, muito especial”