30/12/2014 - 15:57
Os principais atributos do Etios sempre estiveram onde os olhos não veem: a mecânica. Mas isso não signi ca que outros pontos não possam ser melhorados. É justamente para isso que a marca lançou essa versão topo de linha Platinum. Oferecida por R$ 51.780 no sedã e por R$ 49.120 no hatch, ela traz mais requinte ao modelo, com equipamentos como a central multimídia com bluetooth, GPS, câmera de ré e tevê digital.
Alguns outros itens estreiam nela e passam a ser adotados nas demais con gurações. Entre eles estão o novo indicador do nível de combustível, maior, e o volante redesenhado e com os comandos de áudio integrados (o mesmo dos irmãos Corolla e Camry). Embora a cabine continue trazendo uma boa quantidade de plásticos no acabamento, o Etios Platinum deu um pequeno salto em requinte a bordo e ainda tem elementos cromados na base do volante e na alavanca de câmbio.
Como já dissemos, as grandes qualidades desse Toyota aparecem ao volante. O motor 1.5 16V de até 96,5 cv e 13,9 kgfm tem funcionamento suave e comportamento elástico, principalmente em baixas e médias rotações. O desempenho é ajudado pelo câmbio manual de cinco marchas com engates curtos e precisos. Já a direção eletroassistida é progressiva e os pedais do freio e do acelerador são bem modulados e suaves. As suspensões macias têm foco no conforto e cooperam no rodar silencioso do Etios. E falando em bem-estar a bordo…
Quem viaja atrás encontra um bom espaço para as pernas,mas falta o apoio de cabeça para o terceiro ocupante. Já o porta-malas tem 562 litros de capacidade – maior que o do Renault Logan (510), menor que o do Chevrolet Cobalt (563).
No m, esse Etios Platinum vale, principalmente, pela mecânica. Uma boa escolha para os consumidores que não fazem questão de um sedã com desenho muito atual ou futurístico. Mesmo assim, verdade seja dita: por praticamente o mesmo valor, dá para levar para casa um Renault Logan Dynamique Easy’R, já equipado com o novo câmbio automatizado de cinco marchas. Sem dúvida, essa é uma comodidade importante no anda-e-para do trânsito.