SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S

O coreano comprova que tamanho nem sempre é documento

Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NO COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
1.0 Vision R$ 55.390
1.0 Evolution R$ 58.390
1.6 Vision R$ 62.590
1.6 Vision AT R$ 67.390
1.0T Evolution AT R$ 71.790
1.0T Diamond AT R$ 76.890
1.0T Diam. Plus AT R$ 81.290

Na categoria Hatch Compacto, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foram os principais candidatos – e a disputa se repete entre as versões sedã das novidades. Até por coerência, nesta categoria Sedã Compacto vence o Hyundai HB20S. Os motivos, não precisamos repetir os detalhes, são na maioria os mesmos que levaram o hatch à vitória – mesmo que os rivais aqui seja um pouco diferentes.

Foto: Divulgação

Em relação ao design, o sedã é um pouco menos “polêmico” que o hatch – as linhas do teto e da tampa traseira combinam melhor com as ousadas lanternas, com um resultado um pouco mais harmônico. Para quem busca algo mais comportado, o segmento ainda tem o ótimo VW Virtus – Compra do Ano 2019 nesta categoria – e algumas outras opções mais comportadas, o próprio Onix Plus incluído.

A gama HB20S tem a mesma oferta de motores do hatch. Há opções para todos os gostos: o 1.0 de entrada, o (agora) dispensável 1.6 (para quem tem preconceito contra turbo) e o excelente novo 1.0 turbinado com injeção direta (lembrando que Chevrolet Onix/Onix Plus, assim como os HB20 de primeira geração, adicionaram o turbo sem a injeção direta, o que acaba não trazendo tantos benefícios).

Novamente, além do conjunto mecânico – motor, câmbio, freios e direção – mostrar um refinamento e uma suavidade de respostas difícil de encontrar no segmento, as suspensões do HB20S merecem muitos elogios. E a marca merece os parabéns, também, por conseguir esses resultado sem mudanças substanciais na plataforma.

Outro feito da Hyundai é vencer neste segmento em que os sedãs tem se espichado para chegar perto dos médios, em um nicho para quem busca custo-benefício. O que prova que tamanho nem sempre é documento. Para quem gosta de dirigir e busca acima de tudo conforto e boa dirigibilidade, esse HB20S é imbatível na sua faixa de preços.

Potência 80 a 130 cv › Porta-malas 450 litros › Consumo B (1.0T) › Versão indicada 1.0T Evolution

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar