Cara de Sandero com alma de Clio Sedan. Essa é a essência do Symbol, último produto a ser lançado pela Renault dentro do “Contrato Mercosul 2009”, que previa a incorporação de seis novos carros à linha. O sedã está sendo fabricado na planta de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina (uma unidade industrial que recentemente foi adaptada para produzir a família Clio), e será exportado para diversos países, entre eles o Brasil. Os modelos da família Clio vendidos aqui atualmente, desde o primeiro semestre de 2007, tiveram sua produção transferida para o país vizinho e passaram a ser importados nas versões Campus 1.0 (hatch) e Autenthique, Expression e Privilège, 1.0 e 1.6 (três volumes).

Apesar de ter a plataforma do Clio Sedan, o Symbol é maior e mais sofisticado. Ele tem 4,26 m de comprimento, contra 4,15 m do irmão e 30 cm a mais de largura, mas o entreeixos de 2,47 m se manteve inalterado e o porta- malas diminuiu de 510 para 506 litros. Por dentro, o carro é um misto de Sandero e Mégane com acabamento melhor e mais sofisticado que o do primeiro. Na Argentina, terá um motor diesel e dois gasolina, ambos fabricados no Brasil. Aqui, chegam as versões de 1,6 litro, de oito e 16 válvulas.

Segundo a Renault, o Symbol brigará “numa faixa do mercado situada entre os modelos Logan e Mégane Sedan”. O que, em princípio, decreta a morte do Clio Sedan, pelo menos no Brasil, onde é comercializado ente R$ 39 mil e R$ 45 mil e vende 240 unidades ao mês. Mas há outra possibilidade: a Renault pode fazer uma versão Campus do Clio Sedan (como fez com o hatch) e vendê-la como carro de entrada, abaixo do valor do Logan, que começa em R$ 31 mil. Para quem vende o hatch por R$ 25 mil, não seria difícil vender uma versão sedã equivalente por R$ 28 mil.

A gama da marca ficaria com Clio Sedan (R$ 28 mil), Logan (R$ 31 mil a R$ 42 mil), Symbol (R$ 45 mil a 50 mil) e Mégane (a partir de R$ 54 mil). Em tese, existiria lugar para todos. O Clio Sedan seria um dos sedãs mais baratos do Brasil (ao lado de Chevrolet Classic) e as vendas subiriam.

Com o nome de Thalia em alguns países, ele já é vendido em várias partes do mundo

Acima, o painel da versão top de linha. O Symbol é mais sofisticado que o Sandero, de quem herdou o volante e o revestimento bicolor

Apesar de ser bem mais comprido que o Clio Sedan, o Symbol manteve o mesmo entreeixos. Mas a largura, 30 cm maior, garante uma melhor vida a bordo. O porta-malas diminuiu para 506 litros e o modelo terá duas opções de motores flex, ambas 1.6 com oito ou 16 válvulas