Sedã endiabrado

Roberto Assunção

Não seria exagerado falar que o Audi S3 Sedan é um A3 Sedan com uma dose de veneno no sangue. Esse esportivo quer atazanar a vida do Mercedes-Benz CLA 45 AMG. As armas para isso vêm do motor 2.0 turbo de 280 cv de potência e 38,7 kgfm de torque – o mesmo bloco já utilizado no S3 Sportback. Embora a potência do Audi seja inferior à do CLA 45 AMG (360 cv), essa perda em cavalaria não é su ciente para tirar o brilho do S3 Sedan. 

O carro pesa só 15 quilos a mais em relação ao irmão S3 Sportback. Portanto, essa diferenciação entre as carrocerias não interfere no desempenho. Segundo o fabricante, ambos os modelos aceleram de 0-100 km/h em 4,9 segundos e atingem velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Apesar dos 280 cv de potência, ao volante a sensação é de estar dirigindo um carro mais potente. Tudo “culpa” da tração integral Quattro, que gruda o veículo no chão, fazendo-o arrancar com vigor, e da transmissão de dupla embreagem S tronic de seis marchas, com mudanças ou reduções para lá de rápidas. 

Os modos de condução podem ser escolhidos pelo Audi Drive Select (Ef ciency, Comfort, Dynamic e Individual), responsável por ajustar os parâmetros, por exemplo, da suspensão, das respostas da caixa de direção, do motor e da transmissão. No Ef ciency, o carro se torna dócil de guiar e as suspensões cam macias. A transmissão muda as marchas antes das 2.000 rpm e o start-stop desliga o motor durante as breves paradas. Nesse modo, o computador de bordo indicou uma autonomia urbana de 8 km/l e rodoviária de 15 km/l. Já ao mudar para o Dynamic, ele muda de personalidade. As suspensões cam rmes e as respostas de prontidão são acompanhadas de “estouros” emitidos pelo escape durante as mudanças de marchas. As respostas da caixa de direção tornam-se diretas e o S3 Sedan quase vira um kart na sensação de pilotar. 

Um kart sim, mas com espaço para levar a família, já que acomoda bem as pernas de quem viaja atrás – menos as do terceiro ocupante, por causa da altura do túnel central – e um porta-malas de 390 litros para levar as bagagens. Os passeios são embalados pelo áudio da marca Bang&Olufsen com muita qualidade e pureza sonora. Só faltou a câmera de ré para ajudar nas manobras ou balizas. E aí, qual escolher? Se for pela questãomonetária, o S3 Sedan custa só R$ 1.300 a mais que o S3 Sportback. Você decide. Mas saiba que a bordo desses Audi a diversão é garantida, principalmente nesse S3 Sedan, um três-volumes que nem parece ter nascido de um hatch. 

 

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