Que tal um carro usado com câmbio automático por R$ 40 mil? Um sedã, SUV ou hatch? Para responder às questões, segue uma lista com cinco modelos que atendem aos critérios, mas sem gastar muito ou pensar em um 0km. O levantamento foi feito pela OLX.

+ Branca, preta e prata: veja ranking das cores com mais carros no Brasil
+ BYD salta 6 posições e agora é 3ª marca de carros mais vendida no mundo; veja ranking

Toyota Corolla

O Corolla é um sedã durável e confortável e é um dos usados mais comercializados na plataforma. É possível achar um Corolla XEi 2008, por exemplo, por menos de R40 mil. O modelo traz o bom motor 1.8 flex de até 136 cv e torque máximo de 17,5 kgfm quando abastecido com etanol.

Renault Sandero

Divulgação

Desenvolvido para ser barato e robusto, outro modelo de destaque nessa faixa é o Sandero Privilège 2014, versão mais completa da época. Além do câmbio automático, ele possui airbag duplo frontal, direção hidráulica, travamento central das portas e central multimídia com comandos de som atrás do volante. Segundo dados da tabela FIPE de novembro, o modelo pode ser adquirido por até R40 mil.

Honda Fit

Honda

O Honda Fit tem como credenciais a credibilidade e boa dirigibilidade. A versão LX 1.4 2009 é uma das mais recomendadas. Ele conta com sistema de rebatimento do banco traseiro, que permite transportar objetos de grande porte sem dificuldades. O câmbio automático tem caixa com conversor de torque em vez da transmissão CVT da primeira geração – há quem prefira a caixa anterior, principalmente pelo menor consumo de combustível. Neste caso, é melhor considerar modelos anteriores a 2009.

Nissan Sentra

Com menos de R40 mil dá para levar um Sentra SL 2012. O sedã é equipado com um motor 2.0 flex de 143 cv e 20,3 kgfm e tem o câmbio do tipo CVT. Essa versão possui seis airbags, câmera de ré e sistema de som premium da Rockford Fosgate com subwoofer.

Ford EcoSport

Fabricado até 2021, o EcoSport costuma ter o motor 2.0 16V de até 145 cv, presente em outros modelos da marca, como o Focus, o que pode facilitar a manutenção. O veículo costuma oferecer facilidade para o proprietário encontrar peças de reposição. Além disso, tem características geralmente apreciadas pelos fãs de SUVs, como a posição mais alta para dirigir e bom espaço interno.