Sim, os sedans médios já tiveram dias melhores e, sim, eles andam perdendo espaço para os SUVs. A quantidade de opções disponíveis para o consumidor foi enxugada, o mercado não compra mais esses carros com tanta frequência, e as próprias fabricantes preferem colocar um SUV de porte similar no lugar dos tais sedans médios. 

+Avaliação: Nissan Sentra é um p*** carro. Só que ninguém lembra dele…

+BYD Qin Plus: ‘irmão pobre’ do King é registrado no Brasil; conheça

Nissan Sentra Advance – Foto: Lucca Mendonça

Hoje, no mercado brasileiro, não são mais que oito ou nove opções de sedans médios 0 km a venda, e apenas dois deles, Toyota Corolla e BMW Série 3, são feitos em solo nacional. Todos os outros são importados, e sempre de países distantes: Alemanha, China, Tailândia, México… 

Toyota Corolla entra na lista de sedans médios com maiores porta-malas do Brasil
Toyota Corolla GLI Hybrid – Foto: Toyota/divulgação

Mas, de qualquer forma, os modelos que ainda estão à venda por aqui tem algumas vantagens típicas dos sedans médios, como bom espaço interno e porta-malas espaçoso. Tanto quanto, ou até mais, que o de alguns SUVs médios de tamanho parecido. Quer ver? 

8 sedans médios 0 km com maiores porta-malas do Brasil 

1 – Honda Civic eHEV – 495 litros 

Honda Civic eHEV – Foto: Lucca Mendonça

Hoje, nenhum sedan médio tem porta-malas tão grande quanto o do modelo da Honda. Ele vende pouco e custa (bem) caro, porém leva a melhor no espaço para bagagens, graças aos 495 litros do compartimento traseiro.  

2 – Toyota Corolla – 470 litros 

Toyota Corolla GLI Hybrid – Foto: Toyota/divulgação

Logo atrás do Civic, vem seu arquirrival Corolla, da Toyota. Feito em Indaiatuba (SP), ele oferece 470 litros de espaço para as malas, e sai na frente, até mesmo, do seu irmão SUV médio Corolla Cross, que dispõe de 440 litros. 

3 – Nissan Sentra – 466 litros 

Nissan Sentra Advance – Foto: Lucca Mendonça

Aqui a briga foi acirrada com o Toyota, mas o Sentra, mexicano, não passou da terceira colocação do ranking. Ainda assim, são bons 466 litros, número que quase se iguala ao da nova geração do SUV Kicks.  

4 – BYD King DM-I – 450 litros 

BYD King DM-i – Foto: Lucca Mendonça

O chinês BYD King é o único híbrido plug-in dessa lista, e consegue espaço de 450 litros para as malas. Sua boa relação custo X benefício também conta a favor.  

5 – Mercedes-Benz CLA200 – 440 litros 

Mercedes CLA – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Pouca gente lembra, mas a Mercedes ainda vende o CLA aqui no Brasil. Trata-se de um irmão-menor do Classe C, com estilo mais jovial e coupé, que usa motor 1.3 turbo. Curiosamente, ele traz porta-malas maior que o do Classe C, chegando a 440 litros. 

6 – Audi A3 Sedan – 425 litros 

Audi A3 Sedan – Foto: Audi/divulgação

No tamanho da carroceria, o Audi A3 Sedan é um dos menores dessa lista. Porém, isso não impede que ele tenha bom espaço para as bagagens, com 425 litros disponíveis. Isso é graças a sua linha de cintura mais elevada, e traseira elevada. 

7 – Caoa-Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive – 405 litros 

Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive – Foto: Lucca Mendonça

O nome é imenso, mas o carro, nem tanto. Inclusive, há quem considere o Arrizo 6 um sedan compacto “grandão”, afinal ele é baseado no Arrizo 5, oficialmente compacto. De qualquer forma, briga de igual para igual com os médios, e entra nessa lista com 405 litros de espaço para bagagens. 

8 – BMW Série 3 – 365 litros  

BMW 320i M Sport
BMW 320i – Foto: Roberto Assunção

Na lanterninha do ranking, o outro sedan médio feito no Brasil: trata-se do BMW Série 3, fabricado em Araquari (SC) na configuração 320i. Apesar do porte médio e bom espaço interno, sobraram apenas 365 litros para o porta-malas. As últimas versões do Renault Sandero, hatch compacto, tinham 320 litros, para efeito de comparação.