Em um primeiro olhar, muita gente diria que o carro acima (clique na foto para ampliar), um Fiat aventureiro, é o novo Argo Trekking. Mas com algo de diferente. Bem, na verdade ele é o “primo europeu” do Argo, maior e mais refinado — o Fiat Tipo.

A projeção deste novo Fiat aventureiro foi feita com base em informações colhidas pelos nossos colegas da revista italiana Quattroruote para a nova geração do hatch médio, que terá uma versão aventureira — “com jeito de SUV”, segundo a publicação.

Abaixo, repetimos a ilustração por computador junto com a imagem do Argo Trekking que é atualmente vendido no Brasil, e foi lançado o ano passado (leia aqui a avaliação). Este modelo foi eleito nossa Compra do Ano 2020 (leia aqui) na categoria aventureiro.

Note que o logotipo da marca será substituído pela inscrição Fiat, como já ocorreu na Fiat Strada que está sendo lançada este mês no Brasil (e nós já avaliamos; leia aqui)

Fiat aventureiro

Segundo nossos colegas italianos, o Tipo Cross será uma variante mais moderna, levantada alguns centímetros, com arcos de roda pretos e barras no teto. Assim, o modelo entrará no nicho de aventureiros ou “mini-SUVs”, onde a demanda está em constante crescimento.

NOVIDADES SOB O CAPÔ

Esta reestilização do Argo, além da versão aventureira, será a oportunidade que faltava para “acertar” a linha de motores: ainda não há nada oficial, mas a nova família FireFly três cilindros 1.0 e o 1.3 de quatro cilindros deve ser adotada no modelo. O câmbio será manual ou automatizado, de seis velocidades.

Outra novidade interessante, como vista em nossa ilustração acima, está no interior. O painel de instrumentos também será oferecido em uma versão digital.

Infelizmente, o segmento de hatches médios no Brasil está morto, e não temos e nem teremos o Tipo por aqui. Temos que nos contentar, por enquanto, com o Argo. Mas a Fiat está preparando seus próprios SUVs compactos, e deve apresentar no ano que vem um modelo que se encaixe nesse segmento. Seria bom para restaurar a fama que já teve, quando sua linha “Adventure” dominou o mercado há mais de uma década.