02/03/2022 - 8:30
A família 308 acabou de ser renovada. Tanto o hatch quanto a perua ficaram maiores, mais esportivos e com mais tecnologia. São dois modelos fora de linha no Brasil faz tempo – e que não devem voltar, pois o mercado daqui só quer saber de SUVs e crossovers. Mas a boa notícia é que, justamente por isso, em vez de investir em versões conversível e cupê, como no passado (com resultados pífios de vendas no Brasil), a marca francesa da Stellantis estaria trabalhando em uma terceira variante: um crossover com traços de SUV-cupê, a última moda, com codinome P54 – que deve ser exibido no meio deste ano e ter sua produção iniciada no terceiro trimestre, talvez como Peugeot 4008. Seria uma forma de atender aos desejos do mercado sem muito custo.
Fotografia reveladora do Peugeot 4008
A confirmação indireta do projeto veio de uma foto recentemente divulgada na internet, na qual técnicos de Mulhouse se imortalizaram ao lado de um carro coberto por um pano e uma placa: “Primeira carroceria do P54 em Mulhouse”. Parece ser exatamente o carro de que estamos falando. E se uma terceira variante for de fato feita, é mais fácil desenvolver para cima da gama. O mercado está pedindo por isso, principalmente o chinês, onde o 408 – uma versão sedã do 308 “mais longo”, que já passou pelo Brasil – espera por um substituto há anos. Na realidade, os horizontes do futuro 308 crossover podem ser consideravelmente mais amplos.
+Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+Avaliação: Rápido, o Peugeot 2008 THP segue bom de guiar
+Peugeot entra para o top 10 de marcas mais vendidas no país
Peugeot 4008 terá comprimento generoso
De qualquer forma, o nome do modelo não é conhecido, ainda que fontes francesas arrisquem as iniciais 4008. O “duplo zero”, na Peugeot, indica justamente SUVs e crossovers-SUVs. Mas o novo modelo teria formas dinâmicas e de cupê, como mostram nossas projeções: uma variante que completaria a oferta atual da gama sem trair o espírito esportivo.
Já quanto ao tamanho, seria “generoso”, na ordem de 4,70 m: bem maior que o injustiçado Peugeot 3008 (leia mais aqui), de 4,44 m, e ligeiramente superior aos 4,64 m da perua – da qual herdaria o entre-eixos de 2,74 m. A plataforma, seria o EMP2 evoluída, a mesma do novo 308 – tanto que a gama de motores poderia ser a mesma, incluindo unidades a gasolina, diesel e híbridos plug-in. Estamos falando, essencialmente, do 1.2 PureTech associado ao sistema híbrido leve de 48 V, com potências de 110 e 130 cv, do 1.5 BlueHDi de 130 cv (para os europeus apenas) e de dos dois híbridos plug-in baseados no 1.6 a combustão, com 180 e 225 cv, respectivamente. São powertrains que seriam associados ao câmbio manual de seis velocidades ou automático de oito.
Além disso, diferentemente do hatch 308, que deve chegar em 2023 também na versão elétrica na arquitetura eVMP, o crossover deve se limitar a adotar os conjuntos eletrificados atuais. Na cabine do SUV-cupê devemos encontrar o tradicional i-Cockpit, com volante de diâmetro reduzido e interface semelhante à do 308: instrumentação reconfigurável com gráficos 3D e display de 10”, além do monitor do multimídia de tamanho igual. Em comparação com o hatch – e também com com o SUV 3008 – o espaço disponível para os passageiros na segunda fila deve ser bem mais amplo.
Nova gama: longe do brasil
O ano de 2021 marcou a passagem da segunda geração do Peugeot 308 (que estreou em 2013) para a terceira. Primeiro foi a vez do hatch, depois da versão perua, 27 cm mais longa e com distância entre eixos aumentada em 6 centímetros. Os dois modelos chegam à Europa já agora em fevereiro, mas devem passar longe do Brasil – onde o SUV-cupê revelado aqui tem chances muito maiores de chegar.MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Avaliação: Renault Kwid 2023 amadurece com design e mecânica reformulados
+ Avaliação: Audi A3 entrega dirigibilidade e consumo irretocáveis
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ Rodízio de veículos em SP está suspenso; veja até quando
+ Novo Tiggo 5x PRO bate recorde em primeiro dia de vendas
+ Seguro de carro: confira o que é considerado desastre natural
+ Usados: Gol segue líder e Corsa retorna ao ‘ranking’ de mais vendidos
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ BMW iX tem grade que se autorregenera e sistema de áudio 4D; confira outras tecnologias