23/02/2021 - 10:14
A pandemia não dá trégua, mas a indústria não para. Desvendamos aqui alguns segredos, em projeções exclusivas: o novo Volkswagen Polo e mais oito das principais novidades globais que chegam aos mercados — não necessariamente no brasileiro — ainda este ano.
Volkswagen Polo
Os SUVs compactos dominaram o mercado, isso é verdade, mas os hatches compactos premium, como este VW Polo de sexta geração, ainda terão seu espaço.
O novo Polo, ainda entre os segredos da marca, ganhará toques do Golf VIII, como mostra a projeção acima, chega no terceiro trimestre com nova dianteira e novos detalhes internos.
A atualização dos motores incluirá versões microhíbridas, ao menos na Europa, mas não uma puramente elétrica, pois a plataforma MQB A0 não é adequada. O comprimento vai a 4,08 metros, pouco menos do que media o Golf IV, de 1997.
Volkswagen ID.4 Coupé
Dentro do grupo Volkswagen, a moda é combinar cada novo SUV “normal” com uma variante esportiva, ou SUV-Cupê.
Tal como com o Audi e-tron Q4 e o Q4 Sportback, o primo ID.4 (veja aqui) será oferecido em versão cupê. É possível que o nome seja ID.5 ou ID.4 GTX. No primeiro caso, a ausência do ID.4 no nome seria uma forma de sublinhar a diferença estética e de imagem.
Compartilhará com o ID.4 a plataforma MEB e toda a mecânica. Chega no terceiro trimestre.
Volkswagen ID.6
Os SUVs da família ID se multiplicarão, e alguns ainda são segredos, incluindo um modelo para grandes famílias.
Unidades em testes confirmam a chegada de um ID.4 alongado, talvez com sete lugares, cujo nome não é certo (ID.6?). Mudam tamanho e entre-eixos, e até os vidros ficarão maiores, com a adição da terceira fileira.
As formas do teto e da janela traseira também serão mais verticais, para favorecer a habitabilidade. Haverá também uma versão shooting brake. Estreia apenas no final do ano.
KIA Crossover
Este crossover elétrico, que pode ser revelado já em março, marcará uma revolução no design e terá uma nova plataforma (E-GMP, a mesma do Hyundai Ioniq 5 — leia aqui). Seu nome é desconhecido, mas ele deriva do conceito Imagine by Kia, apresentado no Salão de Genebra de 2019.
Na frente, os grupos ópticos de LED ficarão quase suspensos e fixados na grade. Será um progenitor totalmente elétrico de uma nova família e pode rivalizar com os supercarros elétricos, pois terá uma arquitetura de 800 volts.
Mercedes-Benz EQE
Depois do EQS, carro-chefe elétrico da marca, virá outro sedã, o EQE (equivale ao Classe E) para interpretar a nova ideia de luxo de Stuttgart: sustentável e responsável.
Diferentemente dos SUVs EQC, EQA e EQB, compartilhará com o EQS a nova arquitetura EVA, nascida elétrica (embora adaptável aos motores a combustão), que marcará à transformação da gama em uma frota de emissões zero até 2030. Terá bateria generosa (100 kWh) e autonomia de 700 km.
Toyota SUV EV
A Toyota, embora continue preferindo os híbridos, apostará também em carros elétricos. Entre seus grandes segredos, está este primeiro EV da marca. Ele terá a nova plataforma e-TNGA, para modelos do segmento B ao D, com diferentes tamanhos de bateria e tipos de tração.
Será este SUV médio-grande, com tamanho de RAV4 (leia aqui) e nome ainda desconhecido. Terá uma janela bem inclinada, tipo SUV-Cupê. Deve ser apresentado ainda este ano, com tração nas duas ou quatro rodas.
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Hyundai Bayon
O nome Bayon é inspirado em uma cidade francesa, e as proporções sugerem altura ligeiramente maior do que a do Kona e uma forma peculiar dos retrovisores para reduzir a turbulência do ar.
Os motores serão 1.0 turbo, com 100/120 cv e sistema híbrido de 48 volts para recuperar energia de frenagem. Promete ser campeão de espaço, com porta-malas de 400 litros. Mas não deve vir para o Brasil, que terá um irmão menor do Creta, baseado no HB20.
KIA Sportage
Cadê o “nariz de tigre”, marca do designer Peter Schreyer? O novo Sportage, que talvez merecesse outro nome, está entre os segredos da marca, e será bem diferente.
A plataforma é a do novo Hyundai Tucson: mas só isso, porque o estilo do Kia será cada vez mais peculiar.
Os motores concentram-se no 1.6 a gasolina, eletrificado na versão híbrida de 48 volts, e um híbrido plug-in esportivo, com 261 cv. Como antes, tração dianteira ou AWD. Apresentação apenas no final do ano.