Em 2022, o Latin NCAP avaliou 13 veículos vendidos na América Latina. Os modelos passaram por testes de colisão, que resultaram no desempenho de segurança de 0 a 5 estrelas.

Veja abaixo os destaques das opções oferecidas no mercado nacional:

5 estrelas

A nota máxima foi conquistada pelo Toyota Corolla, Volkswagen Nivus, Virtus e o Chevrolet Tracker. No entanto, o SUV da GM teve uma nota de alerta referente a um incidente de incêndio.

PreviousNext

+ Latin NCAP: VW Nivus recebe 5 estrelas em segurança; assista ao teste
+ JAC e-JS1 zera em teste de segurança e Sportage recebe 3 estrelas; assista
+ ID. Buzz obtém nota máxima em testes de segurança na Europa; assista

3 estrelas

O Kia Sportage e o Volkswagen Polo ganharam três estrelas nos testes de segurança do programa.

O hatch da VW possui quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/corpo) e Controle de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão.

Ele alcançou a proteção de 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.

Kia Sportage, por sua vez, oferece seis airbags e ESC como equipamento padrão, atingiu 82,31% de proteção para o ocupante adulto, 71,57% para o ocupante infantil, 47,56% para a proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança.

1 estrela

A Fiat Strada, veículo 0km mais vendido no Brasil em 2022, com mais de 103 mil unidades emplacadas (Fenabrave), recebeu apenas uma estrela no critério de avaliação.

O Latin NCAP explica que, entre outras coisas, o modelo tem estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.

Fiat Strada – Foto: Divulgação/Latin NCAP

A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.

A versão de cabine dupla, por sua vez, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.

0 estrela

O elétrico e-JS1 ganhou zero estrela. O veículo, que oferece dois airbags como equipamento padrão, atingiu 0% em proteção para o ocupante adulto, 6,34% para o ocupante infantil, 20,25% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança.

“No impacto frontal apresentou estrutura instável e também estrutura instável para a área dos pés. A proteção torácica do motorista foi pobre, o que significa uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, levando a zero ponto na colisão frontal para a segurança dos adultos. O sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico após uma colisão não funcionou no teste de colisão frontal, criando riscos adicionais e sérios que não devem ser negligenciados”, afirmou o Latin NCAP, em nota divulgada à época.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Ford 2023: veja os lançamentos confirmados da marca para o Brasil
+ Honda 2023: veja a lista de lançamentos confirmados
+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ IPVA SP 2023: quando vence o pagamento? Veja o calendário completo
+ Vai viajar? Veja o que mudou na lei da cadeirinha
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ GM prepara nova Chevrolet S10 para o Brasil, diz site
+ Segredo: o novo Jeep Renegade e o provável Avenger nacional
+ IPVA PCD: Sefaz-SP estende novamente o prazo para pedidos de isenção
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Fiat prepara novidades para 2023; veja o que está confirmado
+ IPVA SP 2023: contribuintes podem parcelar ou optar pelo desconto de 3%
+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ Avaliação: o Chevrolet Tracker Premier é uma boa compra?
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens