Seguro para mulheres

Piadas machistas que põem em dúvida a habilidade das mulheres ao volante são normais entre os homens (e até mesmo entre algumas mulheres). Pérolas como “tinha que ser mulher!”, “vai para a cozinha, dona Maria!” ou até mesmo a famosa “mulher ao volante, perigo constante” demonstram o preconceito que elas sofrem quando o assunto é direção.

Mas será que essas críticas e zombarias realmente têm fundamento? Pelo menos não é o que acredita a maioria das seguradoras, que chegam a oferecer, ao público feminino, apólices até 20% mais baratas do que as similares aos homens. “As mulheres são mais cuidadosas, com isso se expõem menos a situações de risco. E, quando acontece alguma coisa, os danos são menores”, explica Marcelo Sebastião, diretor do Porto Seguro Auto.

“Os acidentes de pequeno porte são os que mais se destacam no perfil das seguradas”, confirma Carlos Alberto Trindade, vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica.

De acordo com os dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), em 2007, o público feminino registrou 0,7% mais ocorrências. Mas, mesmo se envolvendo em mais acidentes do que os homens, o custo médio do prejuízo da seguradora com o sinistro é de R$ 863 menor do que os ocorridos com o sexo oposto.

Só esses dados já são suficientes para justificar os descontos que elas recebem na hora de fechar negócio. Mas fazendo comparações de faixa etária é possível entender por que a diferença de preço pode ser tão alta. Na faixa dos 18 aos 25 anos, o índice de sinistros em que as mulheres se envolvem é de 17,4%, contra 27,4% dos homens, e o custo para as as seguradoras fica em média R$ 620. Isso traduz um comportamento muito mais responsável das jovens motoristas.

Depois dos 35 anos de idade, o índice de sinistros das mulheres aumenta bastante. Mas é na faixa acima dos 55 anos que a coisa complica. Os dados apontam que nesta idade o público feminino se envolve 4,9% a mais em acidentes, se comparado ao masculino, mas os custos de reparação continuam menores – o que ainda justifica os descontos.

Esse menor gasto faz com que as seguradoras, além de cobrarem menos delas, ofereçam alguns pacotes específicos para as mulheres. São mimos que acabam atraindo esse público de menor risco, que hoje representa quase 45% dos segurados do Brasil inteiro.

“Oferecemos um tratamento diferenciado porque para o homem fazer a revisão do carro ou levá-lo para lavar pode ser um passeio. Para a mulher, não”, explica Jabis de Mendonça, vice-presidente da unidade Auto da Mapfre. Tem seguradora que oferece apoio nutricional, projeto de decoração para ambientes e serviço de baby- sitter, entre outros privilégios.

É bom que a mulher tenha em mente que sempre deve ter desconto na apólice comparada à de um homem de mesmo perfil como condutor principal e que algumas seguradoras não têm apólices específicas para o sexo feminino, mas “vendem” benefícios comuns como se fossem exclusivos.

O QUE AS SEGURADORAS OFERECEM PARA ELAS

MAPFRE – Em parceria com a empresa Rational Home, disponibiliza 30% de desconto no serviço de organização de ambientes, residências pós-mudança e prestação de consultoria para otimização de espaço interno e mobília.

MARÍTIMA – Não oferece pacote específico para mulheres.

SULAMÉRICA – Oferece motorista para levar as clientes em segurança para casa depois da meia-noite, profissional para trocar pneu do carro e mecânico, em caso de pane mecânica ou elétrica. Em caso de furto ou roubo, a cliente pode solicitar um funcionário da seguradora para acompanhá-la à delegacia. Outro diferencial interessante é a opção da apólice de franquia zero. Nesse caso, mesmo que o prejuízo não supere o valor da franquia, a SulAmérica paga o conserto do carro. Entre os mimos, a SulAmérica colocou uma fragrância exclusiva no livreto pós-venda da segurada.

PORTO SEGURO AUTO – Não oferece nenhum serviço diferenciado para as mulheres.

CHUBB DO BRASIL – Considerada uma das seguradoras de luxo do Brasil, a Chubb oferece ao público feminino serviço de baby-sitter, assistência nutricional, organização de eventos, reserva e compra de ingressos para atividades culturais, confirmação de hotéis, motorista particular e inédita cobertura a bens pessoais deixados no veículo, em caso de furtos ou roubo, como cadeira de bebê, laptop, etc.

BRADESCO – Conta com central de atendimento exclusiva para o público feminino. Através dela, a segurada poderá solicitar serviços de reboque para atendimento a pane e acidentes, táxi para transporte até a residência, em caso de acidente ou pane, e concessão de um check-up para o veículo segurado.

BB SEGURO AUTO – Oferece opção para contratar o sistema de franquia zero, que isenta a segurada de pagar franquia no primeiro sinistro. Outros benefícios são: motorista para levá-la para casa depois da meia-noite, acompanhante na delegacia em casos de acidentes ou roubos, serviço gratuito de regulagem dos faróis e cristalização de vidros e desconto na instalação de alarmes, insufilm e película antivandalismo. Para completar o pacote, a BB Seguro Auto possui uma central de atendimento para tirar dúvidas sobre mecânica para o público feminino.

 

COMPARTILHAR
Notícia anteriorMelhor trimestre da história
Próxima notíciaA moda 2010