Seis roteiros de viagem para curtir a estrada

Conheça seis roteiros de viagens incríveis para fazer de carro e conhecer o país de Norte a Sul

5483

Esse país tropical abençoado por Deus tem tanta coisa para ser apreciada. Com belas paisagens e destinos inesquecíveis, existem inúmeras opções de roteiros para desbravar o Brasil de carro. Se você também tem esse instinto aventureiro e gosta de curtir a estrada com a família, reunimos cinco opções para todos os gostos.

Roteiro 1

Estrada Parque da Serra

Local: Bahia – de Ilhéus a Itacaré
Distância: 65 km
Perfil: ecológico/praias

Amantes da natureza irão adorar os 65 km de extensão da primeira estrada ecológica do Brasil, a Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré, inaugurada em 1998. Cruzando a Mata Atlântica, a estrada foi pioneira no controle ambiental durante todas as fases de sua obra. O resultado é um belíssimo percurso pelo litoral baiano com praias, cachoeiras e mirantes para apreciar cada minuto. Se você tiver mais tempo, vale a pena fazer o trajeto de 1.620 km pelo litoral nordestino indo de Fortaleza a Salvador passando por capitais como Natal (RN), Recife (PE) e Maceió (AL). Esticando até Ilhéus são 1.932 km.

 

Roteiro 2

Serra do Rio do Rastro

Local: Santa Catarina – de Lauro Müller a Bom Jardim da Serra
Distância: 10 km
Perfil: aventureiro

Com um cenário digno de filmes, a Serra do Rio do Rastro fica no sul de Santa Catarina e passa por uma área de tirar o fôlego na Mata Atlântica. Fôlego, aliás, também é exigido do motorista em uma das estradas mais desafiadoras do país. São 283 curvas com trechos em zigue-zague, inclinação bem íngreme e piso de concreto. Por outro lado, o percurso inclui mirantes para curtir a paisagem e você ainda pode fazer pausas em cachoeiras ou visitar a famosa Cascata Véu de Noiva. E por ser uma região de altitude elevada, a temperatura costuma ser mais fria, então leve um casaco.

 

Roteiro 3

Serra Gaúcha

Local: Rio Grande do Sul – de Porto Alegre a Gramado
Distância: 125 km
Perfil: romântico

A região da Serra Gaúcha reúne cidades belíssimas e que atraem turistas todos os anos, como Gramado e Canela. A rota passa por cidades de estilo europeu e bastante floridas, influenciadas principalmente pela colonização alemã. Entre os locais que vale a pena conhecer estão Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Ao todo, você percorrerá cerca de 420 km para explorar a região. Há ainda várias opções de vinhedos para quem gosta de apreciar um bom vinho (se for dirigir, não beba). Por ser uma região serrana, as temperaturas costumam ser mais amenas, então é bom estar agasalhado.

 

Roteiro 4

Estrada Real

Local: Minas Gerais – de Diamantina (MG) a Paraty (RJ)
Distância: 1.400 km
Perfil: cultural / histórico

Trecho que data dos tempos coloniais, a Estrada Real foi criada para ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro para escoar a produção de ouro da época. Hoje, são 1.400 km que se dividem em três trechos passando ao todo por 177 municípios, sendo 162 em Minas, oito no Rio e sete em São Paulo. Estão no caminho, por exemplo, Ouro Preto (Patrimônio da Humanidade da Unesco), Tiradentes e São João Del Rei. Há ainda diversos alambiques de cachaça artesanal (se beber, não dirija!) ao longo da Estrada Real. Contudo, percorrer todos esses locais ricos em cultura e história demanda pelo menos 20 dias. Se o prazo estiver apertado, o trecho mais conhecido é o que liga Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ), com 710 km, o mais antigo da Estrada Real.

 

Roteiro 5

Transpantaneira

Local: Mato Grosso – de Poconé a Porto Jofre
Distância: 145 km
Perfil: off-road

Esse roteiro é mesmo para quem gosta de aventura. São 145 km de extensão passando pelo Pantanal do Mato Grosso. Mas é preciso um carro com tração 4×4 para encarar o desafio. A região possui temperaturas medianas, mas com alto índice de chuvas. Por isso, é bom programar a viagem para não ser surpreendido no meio do caminho. Aliás, por falar em se programar, a melhor época para fazer essa viagem é no período de seca entre os meses de abril e novembro. No mais, você desfrutará de belíssimas paisagens, ambientes mais rústicos como pontes de madeira e muita fauna e flora brasileira. Para esticar as pernas e encher o estômago, faça paradas nas fazendas da região.

 

Roteiro 6

Circuito das Águas

Local: São Paulo – de São Paulo a Águas de Lindóia
Distância: 190 km
Perfil: relaxado / esportes radicais

O famoso Circuito das Águas compreende uma série de cidades ao longo da Serra da Mantiqueira onde você encontrará cachoeiras e fontes de águas termais. É uma ótima opção para quem quer relaxar. Independentemente de qual cidade escolher para se hospedar, vale a pena visitar municípios vizinhos como Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre, Amparo, Serra Negra, São Pedro e Águas de São Pedro. Mas se o objetivo não for exatamente relaxar, essa região também oferece uma ampla variedade de esportes radicais, como rafting, rapel, escalada, tirolesa, canoagem e parapente.

blog comments powered by Disqus