De forma discreta, o Jeep Compass entrou no ano de 2025 com menos potência e até R$ 12 mil mais caro, comparado com o lançamento da linha em abril do ano passado. As mudanças já aparecem no site da marca.

Veja abaixo os novos preços por versão:

    • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 179.990 – R$ 186.990 (+ R$ 7.000)
    • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 196.990 – R$ 208.990 (+ R$ 12.000)
    • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 216.990 – R$ 227.990 (+ R$ 11.000)
    • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 236.990 – R$ 247.990 (+ R$ 11.000)
    • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 249.990 – R$ 251.990 (+ R$ 2.000)
    • Jeep Compass Overland 2.0T Gasolina AT9 4×4 – R$ 266.990 – R$ 272.990 (+ R$ 6.000)
    • Jeep Compass Blackhawk 2.0T Gasolina AT9 4×4 – R$ 279.990 – R$ 291.990 (+ R$ 12.000)
    • Jeep Compass Série S 4xe PHEV AT6: R$ 347.300 – R$ 347.300 (R$ 0)

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Motorização

Em relação à motorização, as configurações que empregam o motor 1.3 turboflex passaram de 185 cv para 176 cv, ou seja, 9 cv a menos de potência. As seguintes configurações são equipadas com esse propulsor: Sport, Longitude, Limited (T270) e Série S (T270). As versões de Renegade e Commander com esse motor também já aparecem com a nova potência.

O site MOTOR SHOW questionou a Stellantis, dona da marca, sobre o motivo da alteração. Até a publicação deste conteúdo, a montadora não respondeu. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Compass Limited Jazz Blue – Crédito: Divulgação/Stellantis

Mais mudanças na motorização

No entanto, é possível que esse e outros trens de força do fabricante passem por alterações devido a entrada, desde 1º de janeiro de 2025, do novo estágio do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), chamado de L8. Ele tem como intuito reduzir a emissão de poluentes, como o seu nome sugere.

O primeiro estágio do L8 determina uma queda, em média dos veículos de cada montadora, para 50 mg/km de Nmog + Nox  – emissão de gases orgânicos não metano e óxidos de Nitrogênio.

Há mais duas fase de redução, previstas para 2027 (40 mg/km de Nmog + Nox) e 2029 (30 mg/km de Nmog + Nox). Para se ter uma ideia, na L7 a média era de 80 mg/km de Nmog + Nox.

De forma geral, isso deve representar a saída de linha de algumas opções do mercado ou mudanças nos carros para atender aos parâmetros e equilibrar a média de emissões.

As montadoras terão que homologar as atualizações em seus veículos, e em 2026 elas deverão entregar uma média corporativa nos limites estabelecidos.