27/10/2012 - 17:24
O segmento de peruas não é muito popular no Brasil: as opções são limitadas e há pouca renovação. Mas, vez ou outra, a gente se depara com modelos interessantes. É o caso deste Volvo V60. Derivado do sedã S60, a sportwagon tem, além de uma carroceria bela e moderna, predicados que a tornam um carro muito prazeroso, além de bom para o uso familiar. Vendido com duas opções de motor – 2.0 nas versões T5 Comfort e Dynamic e 3.0 na versão T6 – o modelo aposta na dirigibilidade e na segurança e tem preços entre R$ 130 mil e R$ 200 mil. Por esse valor, ele desafia competidores de peso no segmento de luxo. Disputar com BMW e Mercedes é para quem pode. E este Volvo, definitivamente, pode.
A versão avaliada é a T5 R-Design Dynamic, de R$ 149.900. Entre os itens de segurança estão seis airbags, ABS, controles de estabilidade, antipatinamento e anticapotamento, chassi esportivo, sistema que evita colisões em velocidades de até 50 km/h, cintos com pré-tensionador, encostos de cabeça antichicote (que protegem a coluna), sistema Isofix para cadeirinhas de bebê e um sistema de informação pelo qual o motorista – ao toque de um botão – pode entrar em contato com a Volvo no caso de acidentes ou pane. Além disso, há sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento e faróis de xenônio adaptativos. Um pacote completo. Itens como o detector de pedestre, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, leitura de placa e sensor de estacionamento dianteiro, só na versão T6, topo de linha.
Mas não só os equipamentos tornam essa perua especial. O motor quatro cilindros 2.0 turbo de 240 cv tem torque de 33 kgfm de 1.800 a 5.000 rpm e, aliado ao bom câmbio automático de seis marchas, garante uma tocada quase esportiva. Você não lembra que está em uma pesada e robusta station. Entra na curva sem medo, abusa o que deve e não deve e o carro responde. Isso com tração dianteira. Imagino quanto deve ser divertida e equilibrada a versão T6, com motor seis cilindros de 304 cv e tração integral.
O auxílio eletrônico e o chassi no ajuste Sport (a opção Comfort não está disponível no pacote Brasil), com molas mais curtas e amortecedores mais rígidos, garantem que não haja sustos nem desconforto a bordo. A família não vai sentir que você está se divertindo tanto nas curvas da serra: estarão bem acomodados nos bancos de couro, desfrutando dos quase 2,80 de entreeixos. Uma opção bem atraente para quem quer carregar a família com segurança e estilo, mas sem ficar anestesiado atrás do volante.