A falta de estoque de peças nas montadores derrubou a produção automotiva nos primeiros meses de 2021 e com isso um fenômeno estranho aconteceu: o preço do carro zero está mais barato que o de um seminovo ou usado. A conclusão é de levantamento divulgado pela  Mobiauto, start-up do segmento automotivo.

Confira o especial Compra do Ano 2021
Comprar carro zero ou usado? Pesquisa responde

A empresa realizou uma pesquisa em sua base de dados nesta semana para verificar o comportamento de preços das unidades seminovas 2021 dos modelos (e suas versões) mais vendidos do Brasil. Da lista dos veículos zero km mais comercializados no primeiro bimestre do ano, o levantamento aponta que alguns desses modelos e versões já estão mais caros que as respectivas versões zero km, com destaque para Fiat Strada, VW T-Cross e VW Nivus.

PreviousNext

De acordo com o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o mercado de automóveis no país está tão sacudido pelas consequências da pandemia que não se fala mais em “depreciação”. Mas em “valorização” de alguns best-sellers. “Os cinco veículos mais bem posicionados em nossa pesquisa não tiveram desvalorização. Ao contrário. Todos eles estão custando mais caro que as versões zero km, o que reflete, além da altíssima procura, fila de espera das unidades novas”, explica.

Versão2021 (R$)Zero km (R$)Variação (%)
Fiat StradaFreedom CD 1.390.88082.9789,52
Fiat StradaVolcano CD 1.394.99391.4543,87
VW T-CrossHighline 250 TSI132.553129.4022,44
VW NivusComfort. 200 TSI100.26398.3642,41
VW NivusHighline 200 TSI112.473112.2570,19

 

Baseado em um banco de dados de milhares de anúncios, os especialistas da Mobiauto traduzem, em números, uma situação atípica do mercado. Apesar de a recuperação nas vendas de modelos novos ter sido percebida, ela poderia se acentuar se alguns fabricantes tivessem previsto esse aumento significativo de demanda. “É natural. Quando falta carro zero km para pronta-entrega, o seminovo valoriza-se rapidamente”, diz Castro Jr.