A versão top tem bancos e volante em couro mais escuro e detalhes cromados. Faltam o computador de bordo e o ar digital, mas o interior é espaçoso e bem-acabado e sua condução suave e silenciosa

Os “off-roads light” são sucesso de vendas, mas não de crítica. Parte da imprensa torce o nariz para versões com “visual diferenciado”, mas que nada (ou pouco) mudam, mecanicamente, com relação às versões “normais”. O que mais muda, além do visual, é – claro – o preço.

No Livina X-Gear, é isso que ocorre: por R$ 51.700 (R$ 5.010 a mais que o valor pago pela versão tradicional 1.6), você leva a mesma configuração, mas com modificações estéticas. Nova grade dianteira e parachoques, molduras nas caixas de roda, rack de teto…

A crítica pode não gostar, mas os consumidores aprovam. As vendas de CrossFox e 207 Escapade, entre outros, são prova disso. Tudo bem, alguns ganham pneus mistos e suspensão elevada, melhorando sua habilidade fora de estrada, mas não são aptos ao off-road, como fazem parecer. E isso não importa: parecer, neste caso, é mais importante do que ser.

O X-Gear avaliado aqui é o top de linha, 1.8 SL (R$ 63.700), com câmbio automático. Além dela, há a versão de entrada, 1.6 mecânico, já citada; e a 1.6 SL, com a mesma configuração mecânica e quase tão equipada quanto esta, com preço de R$ 57.900.

A direção elétrica é leve na cidade e adequada na estrada, e a suspensão filtra irregularidades com eficiência, proporcionando muito conforto. Não espere habilidade em curvas: ele gosta de sair de frente. Mas, para a proposta familiar, tem um conjunto excelente.

O acabamento é impecável e a cabine agradável, o que ajuda a esquecer que vem sem regulagem de altura dos bancos e de profundidade do volante, sem computador de bordo e sem ar digital. Compensa também com ABS, airbag duplo, som com entrada auxiliar e, nesta versão automática, a prática i-Key: com o sistema, a chave só precisa estar no bolso para você abrir e fechar a porta e dar a partida.

Se a aparência para você não é essencial, pague menos na versão 1.8 SL tradicional – ou R$ 1.690 a mais no Grand Livina 1.8 SL automático, com espaço para sete. Mas, se você realmente quer um “visual diferenciado”, está no seu direito de pagar por ele.