Após um ano no mercado brasileiro, a Seres interrompeu as vendas de carros por aqui. O fato é que ela passa por uma reestruturação de estratégia.

A marca chinesa tinha um plano inicial de fazer vendas diretas pelo seu site e agora vai substituir sua estratégia por uma rede de concessionárias. O fabricante diz que há uma lista com opções para a abertura de lojas – até o momento 15 grupos manifestaram interesse.

“Esta movimentação reflete o compromisso em se estabelecer e crescer no Brasil, trazendo novidades e ampliando sua presença por meio da abertura de novas concessionárias e da possível instalação de unidade de produção local.”

O período de transição vai durar 90 dias, promete.

+ Seres prepara SUV híbrido plug-in de 7 lugares para o Brasil
+ Avaliação: Seres 3 é porta de entrada para o mundo dos SUVs elétricos

Falta de carros

Outro motivo da paralisação de vendas, segundo a Seres, é que “houve uma postergação na chegada de novas unidades devido ao sucesso comercial dos modelos da marca na China”, o que diminuiu a “disponibilidade de unidades para outros mercados”.

Ela afirma que as operações no Brasil continuam, mas com test-drives e pedidos abertos aos clientes.

Em relação a interrupção da chegada de novos modelos, há uma falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação.

“Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros”, explica José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil.

Novo E5

A expectativa dela é que, após a fase de reestruturação, o modelo E5, um veículo híbrido plug-in, seja lançado no país. As primeiras unidades da novidade já desembarcaram e um novo lote com mais 24 unidades está previsto para chegar até agosto.

Seres 5 – Crédito: Divulgação