01/12/2010 - 0:00
EMISSÃO DE CO2 n/d g/km SEM DADOS
TOYOTA RAV4 4X2 R$ 92.500 SUGERIDO
Amplo como poucos desse segmento, o Toyota dá ao motorista a opção de carregar muita carga ou de oferecer espaço abundante para os passageiros de trás
Na linha 2011, a Toyota traz um novo RAV4 com tração dianteira. Apesar de negar o nome (a sigla significa veículo de atividade recreativa – em inglês RAV – mais o “4”, que denota, justamente, a tração 4×4), sabe-se que a maioria dos consumidores, como os de outros SUVs, o usa só no asfalto. O preço fica mais atraente: R$ 92.500.
Fabricado no Japão, o preço sempre foi um problema do RAV4. Em 2009, o comparamos com Santa Fe, Tiguan e Captiva V6 – e ele saiu em desvantagem, não só pelo desempenho inferior e pelo valor mais alto, mas pelo pacote pobre – quase espartano se comparado ao dos rivais. Agora, o preço da versão top caiu para R$ 106.800 (R$ 20.100 menos que na época) e ela está mais equipada: ganhou quatro airbags (além dos dianteiros, que este 4×2 também tem) bancos de couro aquecíveis e com ajuste elétrico e teto-solar. Neste 4×2, o pacote é o mesmo do antigo 4×4: ar digital dual zone, rodas aro 17″, retrovisores rebatíveis eletricamente, piloto automático e – a única novidade – um novo (e bom) CD com entradas USB e auxiliar. Razoável, mas pouco diante do que é encontrado na concorrência.
Qualidades, ele tem. O espaço interno é invejável – nisso, só o Journey é semelhante. O banco traseiro é rebatido por uma alavanca no porta-malas, deixando um enorme (e plano) espaço para carga. Além disso, é dividido em duas partes reclináveis e deslizantes – permitindo escolher entre mais espaço para bagagem (começa em 540 litros) ou um gigante espaço para as pernas. Práticos também são a rede no porta-malas, que carrega até dez quilos, e o compartimento debaixo do assoalho.
A suspensão é mais dura que a média – mas não desconfortável, ou barulhenta. Ganha em esportividade, fazendo o crossover ter comportamento acima da média do segmento. O sistema de direção também agrada, assim como os freios. En m, é um carro que passa segurança.
O bom motor 2.4 VVT-i (com comando variável) gera 170 cv, mas não é o melhor que a marca pode oferecer. Os americanos têm, desde 2009, uma evolução deste, mais econômico e com melhor performance: um 2.5 de 179 cv com duplo comando variável, como o do nosso Corolla 2.0 (e, em breve, do 1.8). O câmbio automático de só quatro marchas (sem trocas sequenciais) o faz perder desempenho e “gritar” em retomadas e ultrapassagens.
O RAV4 pode ser gostoso de dirigir e muito espaçoso, mas a relação custo-benefício não é tão atraente. Vale lembrar que uma reestilização já foi feita no modelo que está hoje à venda na Europa – o que significa que esta carroceria (vendida aqui e nos EUA) pode sair de linha. Preço (ainda) alto demais, motor já um tanto ultrapassado e design desatualizado em relação à Europa. É, a situação deste Toyota continua bem difícil.
A versão 4×2 tem o mesmo pacote de equipamentos da antiga 4×4, com exceção do som, que foi modificado e melhorou: tem entradas USB e auxiliar. Mas ainda é pouco perto dos rivais
Toyota RAV4 4×2
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,4 litros, 16V, comando variável TRANSMISSÃO automática, quatro marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,60 m / larg.: 1,82 m /alt.: 1,72 m ENTRE-EIXOS 2,660 m PORTA-MALAS 540 a 2.100 litros PNEUS 225/65 R17 PESO 1.585 kg GASOLINA POTÊNCIA 130 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,4 kgfm a 4.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 191 km/h 0 100 km/h 10,3 segundos CONSUMO 14,1 km/ l CONSUMO REAL cidade: 8,9 km/l estrada: 11,5 km/l (nos EUA EPA)