Ficou mais caro comprar carro em setembro: o preço médio do carro 0 km, seminovo e usado cresceu em todos os anos modelos de 2010 a 2021. A conclusão é do Monitor de Variação de Preços organizado pela KBB Brasil. A pesquisa levou em consideração 18.470 versões de veículos de todas as marcas.
Tirando o seminovo e usado, a alta no preço do carro 0 km pode estar relacionada, mais uma vez, à influência do câmbio, considerando o desempenho negativo do Real frente ao Dólar, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Gol, Palio e Uno: qual o carro seminovo ou usado com melhor preço?
Foto: Divulgação
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
VW Gol 1.6 AT
VW Gol 1.6 AT
Divulgação
Divulgação
VW Gol 1.6 AT
VW Gol 1.6 AT
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Volkswagen Gol: com uma queda acumulada de 24,3% de janeiro a abril, caiu do primeiro para o quinto lugar na Argentina.
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
O Volkswagen Polo já é um caso de sucesso, com venda de 6.000 carros/mês. Não tinha porque chamá-lo de Gol (Foto: Roberto Assunção)
Divulgação
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Roberto Assunção
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Flavio R. Silveira
Divulgação
Rafael Poci Déa
Rafael Poci Déa
Rafael Poci Déa
Cláudio Larangeira
Fiat Uno Way (Cláudio Larangeira)
Fiat Uno (Divulgação)
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
FIAT UNO VIVACE – R$ 32.310: A versão de quatro portas do Fiat oferece maior espaço interno e leva mais bagagens
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Fiat Uno
Fiat Palio
Fiat Palio 1.6 16v 1996 (Foto: Divulgação)
Fiat Palio 1.8R (Foto: Divulgação)
Fiat Palio na China (Foto: Reprodução/Ran When Parked)
Fiat Palio 1996 (Foto: Divulgação)
Fiat Palio Sporting Interlagos (Foto: Divulgação)
Palio: o ex-campeão caiu para 22º lugar no ranking e deixou de ser interessante para a Fiat nesse momento. (Foto: FCA)
Nuevo Palio: na Argentina, o modelo da Fiat é o carro de passeio mais vendido, com 21.886 emplacamentos de janeiro a setembro. No Brasil, o Palio é o quarto colocado, mas já foi campeão de vendas. Foto: FCA Press Argentina
Fiat Palio (Divulgação)
Fiat Palio
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Fiat Palio Fire: “barato em dólar” em 2015 (US$ 7.326), “caro em dólar” em 2013” (US$ 10.636) e impostos de 48,2% no preço final. (Foto: Divulgação)
Ainda assim, o segmento continua acumulando recuperação nas vendas, com resultado positivo de 13,3% em setembro, atingindo os 207,7 mil licenciamentos, de acordo com a entidade. Esta conjuntura trouxe um reajuste médio de 1,93% nos preços de carros novos em setembro, acima da média mensal de -0,27% observada em 2019.
Variação de preços de modelos 0 km por ano modelo
Ano modelo
Variação
Média
1,93%
2021
1,78%
2020
1,94%
2019
2,51%
2018
1,30%
Dentro do grupo dos veículos 0 km, os carros com ano modelo 2019 tiveram a alta mais expressiva no período, de 2,51%, seguidos pelos 2020 (1,94%), 2021 (1,78%) e 2018 (1,3%). Isso mostra que, além da questão cambial, permanece em vigor no mercado uma tendência de valorização dos veículos 0 km parados em estoque, conforme a KBB Brasil já havia apontado na edição de julho deste ano do MVP.
Variação de preços de modelos seminovos por ano modelo
Ano modelo
Variação
Média
1,28%
2020
1,87%
2019
1,51%
2018
1,06%
2017
0,65%
Em média, no preço do carro seminovo, até 2017, a subida nos preços foi de 1,28%, enquanto o do usado (de 2016 a 2010) aumentou 1,13%. A referência média mensal de 2019 destas categorias é de -0,79% e -0,75%, respectivamente.
Segundo a Fenauto, federação dos revendedores, o segmento dos carros usados está em ritmo de expansão, uma vez que os resultados de setembro até superam o patamar do ano passado em número de transações. Só no mês passado, o crescimento das vendas de usados foi de 10,5%, de acordo com a entidade.
Variação de preços de modelos usados por ano modelo
Ano modelo
Variação
Média
1,13%
2016
0,88%
2015
1,17%
2014
1,20%
2013
1,29%
2012
0,95%
2011
1,28%
2010
1,07%
No recorte do carro seminovo, o ano modelo com o maior reajuste positivo no preço foi o 2020, com alta de 1,87%, já no usado, o carrs com ano modelo 2013 é que mais despontaram em setembro, com variação de 1,29%.
O interessante a se notar é que a tendência de aumento de preços dos carros usados vem se confirmando desde agosto em todos os anos modelos acompanhados pelo MVP, o que corrobora a situação aquecida do segmento.
A GM antecipou que não participará do Salão do Automóvel nem mesmo ano que vem
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Venda online de carros deve crescer pós-pandemia
Divulgação
Chevrolet Onix Plus (Divulgação)
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto: Rafael Poci Déa
Divulgação
Divulgação
Chevrolet Onix Plus Premier (Reprodução)
Chevrolet Onix
A tela multimídia fica bem localizada e é fácil de usar. O acabamento é simples, mas ao menos as texturas agradam aos olhos. A alavanca de câmbio é curta, porém seu curso é meio longo
O ar-condicionado não é automático, mas no LTZ há carregador sem fio para smartphones
O espaço interno fica acima da média e o porta-malas acomoda razoáveis 275 litros.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Chevrolet apresentou hoje o novíssimo Onix Plus Midnight
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Chevrolet Onix registrou queda de 21% no preço do seguro
Evandro Enoshita
Evandro Enoshita
Evandro Enoshita
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
HB20 é um dos destaques da Black Friday da CAOA Hyundai
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Hyundai HB20: ao lado do rival Onix registrou queda no preço do seguro
Foto: Divulgação
Hyundai HB20 viu o preço do seu seguro ficar até 21% mais barato em agosto
A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado.
Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira.
A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site.