Crescido nessa segunda geração, ele oferece espaço excepcional para os ocupantes e muitos itens de série

O Touareg já era bom, mas cou ainda melhor nessa segunda geração. Sob o capô, ele carrega o novo V6 3.6 (o V8 continua na linha) com injeção direta de gasolina, mas a transmissão automática passou de seis para oito velocidades. Bem escalonada, faz as mudanças de maneira imperceptível e tem opção de trocas manuais. Para diminuir o consumo, as sétima e oitava marchas atuam como overdrive. Não adianta muito: durante a avaliação, o computador de bordo registrou poucos 4,6 km/l nos congestionamentos e 9 km/l com o trânsito livre. De qualquer forma, dirigi-lo é uma experiência prazerosa. Acelera com vigor e a tração integral aumenta a segurança.

O “jipão” está ainda maior em relação à geração anterior e oferece máximo conforto aos cinco ocupantes. Há muito espaço para pernas, bancos de couro (os dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento), ar-condicionado de duas zonas e o rádio CD/MP3/DVD com tela de 8″ sensível ao toque, bluetooth, GPS e um disco rígido de 60 GB. São muitos itens, sem dúvida, mas, pelo que custa, o modelo ca devendo ainda alguns mimos ao proprietário. Saídas de ar para o banco traseiro, por exemplo, são uma falta considerável em um carro de mais de R$ 200 mil. E o teto-solar panorâmico, que é opcional, poderia vir como item de série.

Para compensar, muita tecnologia. Em nome da segurança, o dispositivo Area View integra quatro câmeras ao redor do carro para aumentar o campo de visão do motorista. Já o Side Assist emite sinais luminosos nos retrovisores, quando há carro no ponto-cego. E o piloto automático com o sistema Front Assist evita acidentes, freando o modelo quando há colisão iminente.

Por meio de um controle giratório no console central ainda é possível escolher o modo off-road. A partir daí, os parIametros do freio são alterados, o assistente de descidas acentuadas entra em ação e o tempo das trocas de marchas é modificado. Com tanto luxo, o Volkswagen tem preço inicial (sugerido) de R$ 220 mil, mas, com todos os equipamentos, salta para R$ 252.215. Bom para o segmento.