Shelby Mustang 2016 estreia rodas em fibra de carbono


A nova geração do Ford Shelby GT350R Mustang irá a contar com rodas em fibra de carbono. Embora o material já seja utilizado há vários anos na confecção de carrocerias (como a dos carros de Fórmula 1), o esportivo americano será o primeiro modelo produzido em série a contar com rodas em carbono.

Para o desenvolvimento das peças, a Ford se uniu a empresa australiana Carbon Revolution, que utilizou tecnologia e materiais da indústria aeroespacial para atender às exigências de rodas leves, mas que fossem resistentes a impactos e as altas temperaturas do sistema de freios.

As novas rodas são moldadas em uma única peça, o que dispensa a necessidade de colas para a junção das partes. Isso contribuiu para que o componente, de 19 polegadas, pese apenas 6,4 kg, ou menos da metade de uma peça equivalente feita em alumínio. O resultado é um ganho em dirigibilidade e nas respostas nas acelerações e frenagens. A mudança foi tão grande que exigiu a recalibração de molas e amortecedores.

O GT350R chega ao mercado no último trimestre do ano, com uma produção limitadíssima de 37 unidades em 2015. Definido pela fábrica como um carro de corrida para as ruas, o espotivo conta com um motor 5.2 V8 com potência superior a 500 cv e uma transmissão manual Tremec de seis marchas, além de suspensão com amortecedores adaptativos (que ajustam automaticamente a firmeza do conjunto), freios com pinças Brembo na dianteira e na traseira e um cuidado maior com a aerodinâmica do que nas versões normais da linha.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel