A Shineray passa a oferecer no Brasil a SBM 400ss, uma trail de média cilindrada que entra em um segmento cada vez mais disputado por motos aventureiras com foco em uso misto e preço competitivo. O principal atrativo do modelo é o custo de aquisição, que fica em patamar significativamente inferior ao de referências do mercado, como a Ténéré 700. Custa quase metade do preço dessa, inclusive: R$ 37,5 mil, contra aproximadamente R$ 74 mil do modelo da Yamaha.  

+Shineray SBM 600RC tem jeitão de 1100 e preço de Honda; conheça

+Yamaha Ténéré 700 2025: quanto custa, qual motor usa e o que oferece

Shineray SBM 400ss – Foto: divulgação

Qual é a da SBM 400ss?

A estratégia acompanha um movimento recente de marcas chinesas no país, que têm apostado em motos com especificações técnicas robustas e equipamentos modernos para ganhar espaço entre consumidores que querem capacidade para viajar e rodar fora do asfalto sem pagar valores típicos de modelos importados ou consolidados. Essa SBM 400SS, por exemplo, quer ser uma trail grandona de menor custo.  

PreviousNext

Como é a moto?

A SBM 400ss é produzida pela QJ Motor, parceira da Shineray lá na China. Por aqui, desembarca integrando a linha mais premium da marca. A moto utiliza um motor bicilíndrico em linha de 400 cc, quatro tempos, com oito válvulas e comando duplo no cabeçote. Segundo os dados divulgados, são 45,5 cv de potência e 3,72 mkgf de torque. O câmbio é de seis marchas e o tanque comporta 19 litros, incluindo a reserva, o que sugere boa autonomia para viagens de média distância. 

Shineray SBM 400ss – Foto: divulgação

No conjunto ciclístico, a Shineray adotou rodas de liga-leve e sistema de freios com ABS de duplo canal, além de dois discos na dianteira. A suspensão dianteira é um garfo invertido, enquanto a traseira utiliza monoshock, configuração comum em motos com proposta mista entre estrada e trilhas leves. No pacote de equipamentos ainda constam painel de instrumentos digital e faróis em LED, enquanto a lista de acessórios pode somar três baús, portas USB, sensor de cavalete lateral, protetor de motor etc.

PreviousNext

Cores, garantia e nome pouco criativo

Dentro do mercado brasileiro, a SBM 400ss se posiciona como uma alternativa mais acessível às trails médias tradicionais. Se apoia nos três anos de garantia de fábrica, duas opções de cores chamativas (preto com vermelho e branco com verde), além das revisões com preço fixo. Só não vale confundir seu nome com o da 400s, uma esportiva para o asfalto que, com a 400ss, só compartilha a cilindrada do motor… 

Shineray SBM 400ss – Foto: divulgação