25/11/2025 - 10:00
O foco da Shineray agora é na sua linha SBM, criada mais ou menos como uma submarca mais premium. Dessa vez, estão lançando a SBM 600, modelo de maior cilindrada da marca sino-brasileira depois da 600T, aventureira. É mais um produto desenvolvido, na realidade, pela chinesa QJ Motor, parceira da Shineray.
+Shineray SBM 600T tem expertise italiana, mas salga no preço
+CB1000 GT: Honda cria Hornet estradeira que pode ter mais de 150 cv

SBM 600 mais barata que Scrambler 400
Essa SBM 600 “convencional” é uma cruiser, estradeira e encorpada, que sai por menos de R$ 38 mil, valor mais baixo que o de uma Tryumph Scrambler 400X equipada com opcionais, que traz motor menor. Na realidade, a proposta da SBM 600 é ser como uma “Harley acessível”, já que os modelos da marca norte-americana começam em quase R$ 120 mil.
Motorização
Com motor de 554 cm³, ela é oficialmente considerada uma “600”. Entrega 54 cv de potência a 10.500 rpm e cerca de 5,5 mkgf de torque a 5.500 rpm, números bastante similares aos da SBM 600T. A cruiser, porém, tem pico de potência em rotação mais elevada, melhorando as respostas em giros altos. A transmissão de seis marchas é por correia, sistema mais suave, silencioso e fácil de manter do que o de corrente.
Feita com base num chassi Diamond de aço, ela tem suspensões por garfo invertido na frente (86 mm de curso) e monochoque atrás, além de freios a disco com ABS de duplo canal. No pacote ainda está um tanque de combustível com 15 litros, rodas de liga-leve aro 16, pneus 130/90 na frente e 150/80 atrás.

De série
No pacote de série do modelo constam farol e lanterna em LED, controle eletrônico de tração e painel de instrumentos digital. Já cavalete lateral, porta USB, Banco bipartido, sensor de inclinação e tampa de combustível estilo aviador são acessórios de fábrica. O modelo tem três anos de garantia e pode ser pintado de branco, preto, vermelho e cinza.









