Na briga entre Wi-Fi e 5G, a primeiro tecnologia acaba de ganhar um round, esse relacionado à conectividade entre automóveis. Um sistema da Volkswagen levou o prêmio Euro NCAP Advanced pelo sistema avançado de assistência ao motorista (Adas) Volkswagen Car2X, baseado no sistema Wi-Fi.

PreviousNext

O Euro NCAP, consórcio independente europeu conhecido por pelos seus crash-tests, premiou a Volkswagen por ser a primeira marca na Europa a oferecer o Adas como equipamento de série. Ele usa um aprimoramento da tecnologia “Wi-Fi p” (designação oficial: ITS-G5).

O sistema de alerta de risco de tráfego permite que veículos se comuniquem entre si e com a infraestrutura rodoviária. Isso sem a necessidade se conectar a uma rede de telefonia móvel. Assim, por exemplo, um carro equipado com o Adas Car2X que está parado na estrada devido a uma avaria ou acidente pode alertar quem está chegando. Funciona em  num raio de 800 metros, por meio de um simples aviso ou alarme, conforme a gravidade da situação.

TRABALHO CONJUNTO

Na briga entre Wi-Fi e 5G, o prêmio Advanced, porém, parece recompensar o ovo de hoje em comparação com a galinha de amanhã. O que não significa que as duas tecnologias não possam se tornar complementares, executando tarefas diferentes.

Porém, entre as vantagens do Wi-Fi p, lembra Thomas Biehle, que acompanhou o desenvolvimento da Volkswagen, o fato é que os dados não são salvos. Assim, a privacidade é garantida. Além disso, mais tarde, o Car2X será desenvolvido para melhorar a segurança também na cidade.

Em Wolfsburg, dois cruzamentos de ruas já foram equipadas com sensores capazes de detectar a posição de pedestres e ciclistas com extrema precisão. A capacidade de se comunicar com semáforos também tornará o tráfego mais fluido.

Esses resultados permanecem apenas teóricos até que uma massa crítica de veículos e infraestrutura relacionada seja alcançada. É por isso que a marca alemã pretende equipar seus modelos mais vendidos com essa tecnologia, do Golf 8 (leia avaliação) aos elétricos, como Toyota e Renault estão fazendo. Não é um pouco, já que eles são os três maiores grupos do mundo para vendas. Esperando o 5G se tornar realidade e pedir vingança.