Depois dos freios com discos de cerâmica, a fabricante sueca de equipamentos de segurança Autoliv promete revolucionar os sistemas de frenagem com a criação de um freio de vácuo, que será responsável por, literalmente, grudar o carro ao asfalto.

Ainda na fase de protótipo, o equipamento já mostra resultados bem promissores. Combinado ao sistema tradicional com discos e pastilhas, o freio a vácuo conseguiu reduzir de 15,3 para 10,8 metros a distância de frenagem de um Mercedes-Benz Classe C, em pista molhada, a uma velocidade de 50 km/h.

O segredo do sistema, que funciona em conjunto com uma bomba de vácuo, é uma placa de metálica com base de borracha posicionada sob o automóvel, que é liberada nas frenagens e se gruda ao piso.
Além da velocidade máxima de operação de 70 km/h, outra limitação do freio a vácuo e que ainda não funciona fora do asfalto, sob o risco de sugar o pavimento da pista.

Confira no vídeo o funcionamento do sistema: