Uno Cabrio foi apresentado como conceito no estande da Fiat no Salão do Automóvel, em São Paulo, no ano passado. Assim como o Novo Uno, do qual deriva, foi desenvolvido pelas equipes de design e engenharia da marca no Brasil. O objetivo era mostrar como caria a carroceria do carro com apenas duas portas – que acaba de chegar ao mercado.

Seu motor, emprestado do Punto T-Jet, é um 1.4 16V turbo. Com 152 cv de potência, faz o conversível chegar a quase 200 km/h. Para suportar tamanha potência e deixar sua condução mais esportiva, a marca mexeu nas suspensões, reforçou a estrutura e colocou rodas aro 16 e bancos-concha, que deixam condutor e passageiro bem presos ao carro mesmo em curvas de alta velocidade. Mas esqueça o acerto confortável comum à maior parte dos carros da marca. Neste Uno, sentem-se todas as imperfeições do solo, uma característica comum em esportivos.

Na aparência, além de lanternas traseiras e brake-lights com LEDs, ele ganhou parachoque dianteiro com grandes tomadas de ar e um spoiler. Já no interior, herdou o volante do Fiat 500 europeu, com três raios. Além disso, conta com um mostrador da pressão do turbo e dois relógios para marcação da pressão do óleo e do combustível.

Infelizmente, a Fiat não pretende torná-lo realidade. Este único modelo será usado apenas em exposições – não tem nem mesmo capota. Seu próximo destino é o Salão de Buenos Aires, que acontecerá em junho deste ano.