Na opinião de muitos motoristas, um bom carro para uso urbano deve oferecer conforto, agilidade, boa visibilidade e uma lista de equipamentos com, no mínimo, direção hidráulica e ar-condicionado. Pode parecer muita exigência, mas se considerarmos o tempo que se perde no trânsito das grandes metrópoles, tais cobranças ficam cada dia mais comuns. Aliar as qualidades citadas com um design atraente e um preço competitivo pode ser a fórmula para o sucesso de vendas.

O C3 é prova disso: há quem diga que o modelo foi um dos responsáveis pela popularização da marca Citroën no Brasil. Se adquirido zero-quilômetro, ele custa R$ 45.150 – um valor considerável, que foge do orçamento de quem procura apenas um modelo compacto bem equipado. Mas, se comprado seminovo, o motorista pagará o valor de um hatch de entrada novinho nas versões mais caras, e terá um veículo maior e mais completo. Na tabela Fipe/MOTOR SHOW, um C3 Exclusive modelo 2009 está avaliado em R$ 37.315. Por esta bagatela, o comprador terá um veículo 1.6 com alto nível de equipamentos, e, muito provavelmente, ainda com uma quilometragem bastante baixa.

Um fator decisivo na hora da compra do C3 é o visual.

O desenho arredondado e moderno do compacto faz a diferença, e foi o que conquistou a proprietária Mariana Sampaio Lima. “Além de bonito, o C3 é bastante ágil e confortável”, diz. Para ela, uma das características que mais agradam é a direção elétrica, bastante suave em baixa velocidade, além do câmbio também macio. Na verdade, para Mariana, o único ponto negativo do carro é o pequeno vão livre do solo: “Qualquer valeta ou lombada mais alta é suficiente para raspar o protetor de cárter”. Outro proprietário, Jouber Madureira, considera o C3 robusto e valente: “Já caí até em valetas e nada aconteceu”. Mesmo assim, ele reclama da suspensão, que considera dura. “Por ter suspensão firme demais, sempre acabam surgindo alguns ruídos indesejáveis aqui e ali.” De fato, este é um ponto a ser melhorado. Cláudio Araújo, da oficina Speed Car, explica que o problema mais frequente do modelo está nos batentes dos amortecedores dianteiros, que, por conta do desgaste, acabam proporcionando barulhos não desejados. Outra ocorrência citada por Araújo são problemas no cabo de acionamento do câmbio, que deixa as trocas de marcha mais difíceis.

Pelo mesmo preço

Fiat Punto 1.4 Fire Flex 0 km R$ 38.349

O modelo é zero-quilômetro, mas oferece menos equipamentos e seu desempenho é bastante inferior.

Focus 1.6 Flex 8V/16V 2009 R$ 35.651

O Focus é uma boa opção em seu segmento, mas agora, com o lançamento do novo modelo, ficou desatualizado.

 

Hora da compra

Não deixe de levar a um mecânico

Os problemas mais frequentes do C3 são no batente da suspensão e no cabo de acionamento da alavanca de câmbio. De acordo com os mecânicos consultados, estes defeitos podem ser imperceptíveis para consumidores mais leigos. Por isso, é bastante aconselhável levar o carro a um mecânico de confiança para checar o real estado do carro, com ênfase nestes pontos fracos. Além disso, preste bastante atenção na pintura: se alguns pedaços da lataria apresentarem tons diferentes, podem ser indicativos de que o carro sofreu algum tipo de colisão no passado.

O design, que já foi inovador, hoje está um tanto batido. A nova geração já foi lançada na Europa