As bombas de combustíveis do posto de gasolina foram as campeãs de reclamações de consumidores junto ao Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). A autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, divulgou o ranking do mês janeiro de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição.

Em janeiro foram 191 atendimentos. Desses, 130 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações e busca de informações, 61 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 3 casos foram fiscalizados e concluídos e 58 se encontram em andamento. Entre os fiscalizados, 1 foi reprovado. E a bomba de combustível de posto de gasolina liderou o número de reclamações com 44 registros e uma reprovação confirmada pela equipe técnica após verificação metrológica.

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Além delas, o Dispenser de GNV também no posto de gasolina, adaptadores de plugues e tomadas, balança, produtos pré-medidos, entre eles, açúcar e papel higiênico, também foram alvo de denúncias. No entanto, não foram reprovados após fiscalização

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão.

Em 2020, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 3.748 atendimentos com grau de satisfação da população de 93,3%.