SP: posto de gasolina é campeão de reclamações

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Bombas de combustíves no posto de gasolina lideraram ranking de reclamações em SP
Bombas de combustíves no posto de gasolina lideraram ranking de reclamações em SP

As bombas de combustíveis do posto de gasolina foram as campeãs de reclamações de consumidores junto ao Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). A autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, divulgou o ranking do mês janeiro de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição.

Em janeiro foram 191 atendimentos. Desses, 130 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações e busca de informações, 61 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 3 casos foram fiscalizados e concluídos e 58 se encontram em andamento. Entre os fiscalizados, 1 foi reprovado. E a bomba de combustível de posto de gasolina liderou o número de reclamações com 44 registros e uma reprovação confirmada pela equipe técnica após verificação metrológica.


Além delas, o Dispenser de GNV também no posto de gasolina, adaptadores de plugues e tomadas, balança, produtos pré-medidos, entre eles, açúcar e papel higiênico, também foram alvo de denúncias. No entanto, não foram reprovados após fiscalização

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão.

Em 2020, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 3.748 atendimentos com grau de satisfação da população de 93,3%.