SUV-cupê? Conheça a verdadeira “origem” do VW Nivus e outros modelos

SUV-cupê? O conceito do VW Nivus não é novo. No mercado brasileiro desde 2001, a coreana SsangYong nunca conseguiu emplacar um produto de sucesso por aqui, embora alguns de seus últimos lançamentos, como o Korando (leia aqui), sejam produtos bem interessantes.

No passado, o pouco sucesso podia ser explicado pelo design de seus modelos. Veja aqui o primeiro que chegou ao Brasil, o Musso:

Depois de observar a foto acima, nem é preciso dizer muito. Suas linhas “inusitadas”, para dizer o mínimo, atraiam poucos clientes. A isso se somava o número bastante reduzido de concessionárias e ao nome de difícil leitura, tornavam difícil a vida da marca.

Em 2005, porém, a SsangYong tentou virar o jogo inovando no design, e lançou o substituto do terrível Musso – que chamou de Actyon.

SsangYong
O Actyon, de 2005, foi o primeiro SUV-cupê do mundo. Muitos torceram o nariz, mas depois ele foi copiado

Embora com um design mais atraente que o do Musso – o que não é uma tarefa difícil – lembro de ter ouvido cometários impublicáveis de colegas na época sobre seu design, uma mistura bizarra de SUV com cupê. Como alguém podia misturar conceitos tão distintos? A esportividade de um um cupê em um SUV? Que loucura! Foi o primeiro dos SUV-cupês.

SUV CUPÊS CHEGAM ÀS MARCAS PREMIUM

Logicamente, as vendas não decolaram e ele não resolveu o problema de mercado da marca. Sem saber, porém, o Actyon lançou uma tendência no mercado que segue forte até hoje. A primeira a copiá-lo (ou, em uma incrível coincidência, a ter a mesma ideia) foi a BMW. Olhe agora a foto do X6, que começou a ser vendido pelo menos três anos depois, em abril de 2008. 

BMW
O X6 nasceu mais de três anos depois. Cópia ou muita coincidência? Não importa: a SsangYong chegou antes

Compare bem as duas fotos: não há como negar que são muito parecidos (e estranhos). Abaixo, uma galeria com as duas. Basta clicar nas setas para ir de uma a outra.

Como o Actyon, o X6 também foi recebido com muitos narizes torcidos. Além de também ser uma mistura bizarra, é um carro enorme com pouco espaço interno. Mas depois de um tempo, talvez pelo logotipo na grade dianteira, talvez por algo que esteja longe de minha compreensão, as pessoas passaram a amá-lo e as vendas decolaram.

Daí vem nascendo outros modelos: a própria BMW criou o “mini-X6”, ou X4:

SUV cupês

E algumas outras marcas, como a Mercedes-Benz, já correm atrás do prejuízo e estão lançando seus próprios SUV-cupês. Veja o GLE Coupé, por exemplo:

SUV cupês

Depois desse, muitos outros SUV-cupês surgiram. Agora, para completar a história, o VW Nivus chega com a mesma inspiração. Leia mais aqui sobre o carro, que chega até o fim do mês às concessionárias. E leia aqui nossa análise de como ele pode ajudar a Volks a superar a Chevrolet e assumir a liderança de vendas.

Volkswagen Nivus
Foto: Divulgação

MORAL DA HISTÓRIA

Nunca desdenhe de uma marca porque ela tenta pensar diferente. O design ridicularizado hoje pode ser cobiçado amanhã. Se ninguém inovar, se ninguém buscar alternativas, os carros ficam todos iguais. Por outro lado, tendências inovadoras, se copiadas/seguidas por muitos, acabam criando, também, um monte de carros iguais. Vamos ver até onde vai essa onda de SUV cupês. 

O fato de não ser totalmente revolucionário não tira o mérito do VW Nivus. Afinal, o novo Volks é o primeiro a levar esse conceito de design tão em moda para um segmento abaixo de R$ 100 mil.

 

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