Startup Semexe cria “Tabela Fipe” para bicicletas; saiba mais

No lançamento, oito das principais marcas do Brasil estão contempladas: Cannondale, Specialized, Cervelo, Trek, Scott, Sense, Caloi e Oggi

0
638
E-bike, a bicicleta elétrica da Jeep
E-bike, a bicicleta elétrica da Jeep

Há muitos anos, a Tabela Fipe é uma das referências de preço para quem quer comprar ou vender um carro, moto ou veículo comercial. E se o mesmo existisse para outros tipos de veículos? Foi pensando nessa questão que a startup Semexe criou o GPS (Guia de Preços Semexe), com o objetivo de servir como uma tabela padrão para a precificação de bicicletas.

+ Uso de bicicletas cresce, mas máscara é raridade
+ Preço da bicicleta pode subir; entenda o motivo
+ Empresa cria bicicleta de R$ 40 mil inspirada no Shelby Cobra
+ Racks de teto e bagageiros: como levar o que não cabe no porta-malas


De acordo com a Semexe, a “Tabela Fipe” para as bicicletas foi formatada a partir da coleta de preços de bicicletas, novas e usadas, nacionais e importadas, e milhares de modelos, da análise de séries históricas de vendas de milhares de modelos e do uso de algoritmos estatísticos.

O projeto durou cerca de um ano, sendo os últimos meses somente para validação das informações por meio de consulta com especialistas: experts das principais marcas, donos de bike shops, atletas profissionais e organizadores de provas tradicionais.

“Uma em cada duas pessoas nos procurava para ajudá-la a saber o valor correto da bicicleta. Como temos como missão auxiliar os fãs de esportes, elaboramos ao longo de um ano o melhor método de precificação para que os consumidores possam comprar e vender melhor. Temos uma base robusta, composta por dezenas de milhares de bicicletas, para que o ciclista possa ter a melhor referência do mercado. É algo 100% gratuito, feito por quem ama pedalar para o Brasil”, afirma em nota o fundador da Semexe, Gabriel Novais.

O público pode colaborar por meio de feedbacks de itens que não estão presentes no GPS ou de preços que acreditam necessitar de uma reavaliação. A partir do pedido, um time de especialistas analisará a demanda. No lançamento, oito das principais marcas do Brasil estão contempladas: Cannondale, Specialized, Cervelo, Trek, Scott, Sense, Caloi e Oggi.

Mais na Motor Show

+ Teste rápido: Ford Bronco Sport seduz por dirigibilidade e capacidade off-road
+ Carros usados puxam alta de preços em abril, aponta estudo
+ Desenho do novo Citroën C3 SUV é revelado em miniatura
+ Seguradoras anunciam desconto de até 15% no seguro dos Jeep Compass e Renegade; entenda
+ Clássico da Opel dos anos 1970 vira carro elétrico recheado com tecnologias atuais
+ Greve do Metrô: rodízio noturno está suspenso em São Paulo