CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NA COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
Momentum R$ 213.950

Por culpa dos onipresentes SUVs, as peruas ou stations wagons, assim como os hatches médios, são uma categoria em extinção. Com a aposentadoria da Fiat Palio Weekend e da Volkswagen Golf Variant no ano passado, não há sequer um modelo nacional vendido hoje neste segmento.

Felizmente, o mercado europeu ainda as produz e as compra, então temos opções importadas. Na verdade, hoje são apenas duas, excluindo a hiper-esportiva Audi RS4. Elas são a Audi A4 Avant e a Volvo V60. Ambas mereciam um prêmio simplesmente por apostarem em um segmento em extinção, mas, como só uma pode ser eleita a Compra do Ano 2020, nossa equipe escolheu a Volvo.

E a escolha foi relativamente fácil: além de mais bonita e elegante que a perua da Audi, a Volvo V60 é maior, mais potente, mais equipada e um pouquinho mais barata. E ainda tem porta-malas maior, com 530 litros até a tampa. Só perde, por pouco, no consumo, segundo dados do Inmetro.

Foto: Luciano Falconi

Com um motor 2.0 turbo de 254 cv, a Volvo V60 ainda é fabricada na Suécia, apesar do controle dos chineses. Chega a 100 km/h em 6,4 segundos, quase um segundo a menos que a da Audi.

O câmbio automático tem oito marchas, e é rápido como a caixa automatizado de sete velocidades da marca dos quatro anéis – mas ganha na suavidade. Outro destaque da V60 são os sistemas de auxílio ao motorista, como o ACC (regulador de velocidade adaptativo) e a frenagem automática de emergência, que a rival da Audi, que ainda é mais cara e mais antiga, não oferece.

A cabine da Volvo V60 tem design clean escandinavo. Tudo é elegante e bonito, com materiais no nível dos melhores carros alemães. O pênalti esta na central multimídia/de controle: faltam botões “de verdade” – às vezes você perde tempo (e atenção) para achar comandos na tela. Para piorar, a tela é vertical, e as interfaces de Apple CarPlay e Android Auto, horizontais, ficam pequenas. O sistema da Audi é melhor. Mas, no conjunto, a Volvo S60 é a melhor compra.

Potência 254 cv › Porta-malas 530 litros › Consumo B › Versão indicada Versão única

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro