11/10/2024 - 17:50
O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse nesta sexta-feira, 11, que as atuais regras de emissão de carbono da União Europeia impõem custos 40% mais altos às montadoras em um momento em que os clientes estão relutantes em comprar veículos elétricos caros.
A pressão adicional, particularmente no mercado de veículos elétricos, também está vindo da concorrência chinesa, que, segundo Tavares, se beneficiou de uma vantagem adicional de 30% nos custos.
“Isso está gerando uma tensão insuportável” no setor, disse ele, falando perante um comitê parlamentar italiano em Roma.
+ Stellantis: dona da Fiat e Jeep enfrenta aposentadoria de CEO e baixo desempenho
Os fornecedores da Stellantis, que geralmente são empresas de pequeno porte, terão de arcar com uma parte dos esforços de redução de custos que o grupo precisa realizar, disse Tavares.
O executivo acrescentou que o mercado atualmente não consegue “absorver” os veículos elétricos, a menos que eles tenham os mesmos preços dos movidos a gasolina, e que os incentivos de compra financiados pelo Estado são a única maneira de apoiar a demanda.