Os carros elétricos, sem dúvida, serão o futuro próximo do mercado automotivo. Mas já imaginou não precisar carregá-los? Pois é, a Stellantis está testando uma pista em que os automóveis recarregam simplesmente por trafegar em faixas de estrada específicas especialmente preparadas – isso sem fios.

A tecnologia, chamada de Dynamic Wireless Power Transfer, ou DWPT, é um sistema de bobinas colocadas sob o asfalto que transfere energia diretamente para automóveis, caminhões e ônibus, sem que estes precisem parar em estações de carregamento.

A tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um receptor especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, ampliando a autonomia e conservando a carga da bateria do veículo.

O projeto-piloto da Stellantis e dos parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, uma empresa pertencente à operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade.

+ Parceria entre Stellantis e Toyota renderá novo furgão com opção elétrica
+ Stellantis e Samsung investem R$ 12 bilhões para produzir baterias
+ Stellantis lidera as vendas na América do Sul; veja os destaques

Carregamento rápido sem consumir a energia armazenada

O trabalho na denominada “Arena of the Future” mostra que um BEV, como o novo 500 da Fiat, preparado para testar o sistema consegue viajar a velocidades típicas de estrada sem consumir a energia armazenada na bateria.

Os testes mostram que a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o veículo é comparável à eficiência característica dos postos de carregamento rápido.

Além disso, as medições da intensidade do campo magnético provam que não há impacto sobre o condutor e passageiros.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Rodízio de veículos em SP fica suspenso no feriadão; veja os detalhes
+ GP do Canadá de F1: veja os horários e onde assistir a 9ª etapa
+ Avaliação: Jeep Renegade e-Hybrid é um híbrido bem diferente (e você vai poder comprar)
+ Licenciamento de veículos: confira o calendário e como pagar em SP
+ Novo BMW M2 acelera no circuito Salzburgring antes do lançamento
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Caoa Chery revela 5 eletrificados para o Brasil; iCar chega em junho
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ Caoa Chery iCar será o elétrico mais barato do Brasil por R$ 139.990
+ Motos mais roubadas em SP durante 2022; confira a lista