EMISSÃO DE CO2 159 g/km MÉDIA

FIAT BRAVO 1.8 ESTIMADOS R$ 54.900 a R$ 63.900

O diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos, confessa que pensou em, no Brasil, chamar o Bravo de Novo Stilo (foi dele a ideia de manter o nome Uno no compacto recém-lançado da marca). Ele explica que o hatch médio tinha muitos fãs e uma boa imagem no País. Mas estudos apontaram que, como o consumidor já conhece o Bravo italiano, vendê-lo com um nome diferente poderia não ser tão bom.

Mas o que Stilo e Bravo têm em comum? Primeiro, o Stilo substituiu o Brava (versão quatro portas do antigo Bravo). Agora, ele sai de linha para dar lugar ao novo Bravo. Além disso, a (boa) plataforma do Stilo é também a base deste hatch que ocuoa seu lugar. E isso não é um problema. O que há de ruim em um carro manter uma base mecânica consagrada e melhorada? E o que tem demais unir essa plataforma a uma carroceria cujas linhas lembram o belo design do Punto, do mestre italiano Giugiaro? Sem receio, a rmo: Punto + Stilo = Bravo.

Do extinto Stilo, o Bravo manteve as suspensões (agora com braços desacoplados e com travessa coxinizada), que, mesmo com eixo de torção traseiro – e não independente como no Focus -, proporcionam bom comportamento em curvas e desvios de trajetória e um rodar silencioso e confortável em piso irregular. Dele também herdou o sistema de direção com assistência elétrica e modo “City”, que, acionado por um botão, deixa o volante levíssimo (60% mais que um sistema hidráulico) para uso urbano (até 46 km/h) e em manobras.

Ainda comparado ao Stilo, o Bravo manteve a boa posição de dirigir (com bancos largos e ajuste de altura e profundidade do volante), o ótimo acabamento (materiais nobres e texturizados), a boa distribuição dos comandos e instrumentos (voltados para o motorista), a ótima distância entre-eixos e o amplo espaço interno (no banco traseiro ainda há uma saída de ar-condicionado, item raro no segmento). O porta-malas, que pode ser aberto pela chave ou pressionando o logotipo, cresceu de 380 litros para ótimos 400 litros – mas sua boca é pequena e alta.

Fiat Bravo Absolute

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,8 litro, 16V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,34 m / larg.: 1,79 m /alt.: 1,51 m ENTRE-EIXOS 2,602 m PORTA-MALAS 400 litros PNEUS 215/45 R17 PESO 1.355 kg GASOLINA POTÊNCIA 130 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,4 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁX. 191 km/h 0 100 km/h 10,3 segundos CONSUMO cidade:11,3 km/l estrada: 16,1 km/l CONS. REAL cidade: 8,6 km/l estrada: 11,4 km/l ETANOL POTÊNCIA 132 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,9 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁX. 193 km/h 0 100 km/h 11s2 CONSUMO cidade:7,9 km/l estrada: 16,1 km/l CONS. REAL cidade: 6,1 km/l estrada: 8 km/l

Rodas 17″ e 18″ podem ter sensores de pressão dos pneus

Mas esqueça o velho motor 1.8 8V da GM que equipava o Stilo. O Bravo tem o novo 1.8 16V E.TorQ. Com etanol são 132 cv e 18,9 kgfm (bastante linear, com pico a 4.500 rpm). É su ciente para garantir, apesar do ruído áspero, um desempenho que, se não decepciona, também não emociona. Culpa do peso acima dos 1.300 kg (anda próximo de um Gol 1.6). Quem quiser mais emoção terá que pensar na versão T-Jet (leia boxe).

O câmbio de cinco marchas é bom, mas com engates não tão precisos quanto os do (velho) Golf. Há ainda a opção, no 1.8, do automatizado Dualogic, que garante descanso para o pé esquerdo ao custo de trancos na condução – a versão mais cara tem borboletas para trocas manuais (no mais simples, só na alavanca).

Com motor 1.8 são duas versões: Essence e Absolute (ambas com o Dualogic opcional). Os preços devem partir de R$ 55.900 (subindo para R$ 57.900 com o câmbio automatizado), enquanto a segunda deve custar R$ 61.900 e R$ 63.900, respectivamente. Cerca de 55% das vendas devem ser do Essence, 40% do Absolute e apenas 5% do T-Jet, mais caro e potente (leia boxe ao abaixo).

EM BREVE, A VERSÃO APIMENTADA

Aproveitamos a oportunidade para dirigir a versão T-Jet (em azul), que chega em fevereiro por cerca de R$ 69 mil, com câmbio manual de seis marchas e motor 1.4 turbo (pressão de 0,9 bar) de 152 cv a 5.500 rpm (só a gasolina). O torque é de 21,1 kgfm de 2.250 a 4.500 rpm, aumentado para 23 kgfm a 3.000 rpm ao se apertar o botão OVB (overboost) no painel – ele altera a curva de torque e de potência, aumenta a pressão do turbo para 1,3 bar e agiliza as repostas do acelerador.

O mesmo botão altera as respostas do volante. Também para mais esportividade, a suspensão é rebaixada em dois centímetros e as rodas (17″ de série) podem, opcionalmente, ter aro 18″ (pneus 255/45). Para mais segurança, ESP de série com sistema Hill Assist. Há ainda diferenças visuais, como pinças de freio vermelhas, costuras internas aparentes, saída de escape dupla cromada, spoiler e saias laterais. Abaixo, a versão básica Essence (com painel mais simples).

O pacote de itens de série é farto – mas o de opcionais também. A versão Essence tem, entre outros, rodas aro 16, trio elétrico, airbag duplo, ar, banco bipartido, ajuste de altura dos bancos dianteiros, faróis de neblina (que acendem sozinhos para iluminar as curvas), sistema para xar cadeirinhas infantis, piloto automático, e CD com MP3. Na Absolute (fotos), somam-se ABS, apoios de braço (com vão refrigerado na dianteira), ar dual zone, Blue&Me, rodas 17″, sensor de estacionamento traseiro e volante em couro com comandos do rádio.

Nos opcionais, sistema de navegação (com ou sem a tela de 6,5″), bancos de couro, airbags laterais, de joelho e de cortina, sensores de chuva, de pressão dos pneus, de faróis e de estacionamento dianteiro, retrovisores com rebatimento elétrico, som com subwoofer e um enorme teto-solar. ESP e faróis de xenônio, só na versão T-Jet – o primeiro de série e o segundo opcional.

Ar-condicionado dual zone, volante em couro com ajustes do rádio, sistema Blue&Me e apoios de braço com vão refrigerado são itens de série do Bravo Absolute e opcionais no Essence. O GPS (com a tela ou com as informações no painel) tem de ser adquirido à parte em todas as versões

No interior, o mesmo conforto que se encontrava no Stilo, mas com um pouco mais de espaço para os ombros, porque a largura foi ampliada. Apoio de braço, só na versão Absolute