A Vicar, promotora da principal categoria do automobilismo brasileiro, confirmou nesta quinta-feira, 14, uma mudança para os carros da Stock Car Pro Series.

A partir de 2025, os sedãs serão substituídos pelos SUVs, ou seja, o Chevrolet Tracker vai acelerar no lugar do Cruze e o Toyota Corolla Cross em vez do Corolla sedã.

Segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança tem como base uma pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes. Vale destacar que os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedãs.

PreviousNext

“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Julianelli.

As novas carrocerias foram desenvolvidas pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar.

“Tecnicamente, o maior desafio será a equalização aerodinâmica, que já está em andamento e tem mostrado resultados bem animadores. Temos certeza que vamos manter o impressionante equilíbrio da Stock Car, que tem classificatórios com até 30 carros separados por apenas meio segundo, um índice espetacular que vamos preservar”, explica Enzo Bortoletto, CEO da Audacetech, à imprensa.

Crédito: Divulgação