A Subaru atingiu neste mês a marca de 15 milhões de motores boxer produzidos. Lançados pela primeira vez em um veículo da marca no modelo 1000, de 1966, este tipo de propulsor virou uma marca registrada do fabricante japonês.

Ao contrário dos convencionais, onde os cilindros trabalham ‘em pé’ ou com pequenos graus de inclinação, os motores boxer têm cilindros na posição horizontal. Além de um menor nível de vibrações, que permite o desenvolvimento de rotações mais altas, os boxer tem um perfil mais baixo que auxilia na redução do centro de gravidade do veículo.

O início foi modesto. O propulsor de quatro cilindros e 977 cm³ do Subaru 1000 desenvolvia 55 cv. Pouco perto dos 309 cv do boxer 2.5 turbo que equipa algumas versões do moderno sedã esportivo Impreza WRX STI. Nas pistas, os motores boxer da Subaru ficaram célebres nos anos 1990, quando a empresa conquistou por três anos consecutivos (entre 1995 e 1997) o título do Campeonato Mundial de Rali (WRC), com o modelo Impreza.

Representado no Brasil pelo Grupo CAOA, o fabricante japonês vende atualmente cinco modelos no país (Impreza, XV Crosstrek, Forester, Legacy e Outback). Todos eles equipados com propulsores boxer.