O Subaru WRX STI está longe de ser o esportivo mais famoso em um salão que conta com Chevrolet Corvette, Ford Mustang e toda a linha Porsche, mas ele merece muito ser visitado. Para além de ser um sedã extraordinário, o novo WRX STI traz a mais alta tecnologia da Subaru. A nova geração começa a ser vendida no Brasil com um motor boxer (cilindros contrapostos) 2.5 turbo de 305 cv de potência. O câmbio é manual de seis marchas, como gostam os puristas. Freios Brembo com discos de 13 polegadas na frente e 12,4 atrás, rodas BBS aro 18 pintadas de dourado, uma grande entrada de ar sobre o capô e um vistoso aerofólio traseiro marcam a personalidade desse sedã apimentado.

Além do WRX STI, a Subaru lançou também o WRX normal, com motor 2.0 turbo de 268 cv. Os dois sedãs esportivos, montados sobre a carroceria do Impreza, estarão à venda em 2015. O interior do WRX é mais discreto, enquanto o STI traz vários tons de vermelho no acabamento de couro preto. Outra atração do estande da Subaru é o Viziv2 Concept. Trata-se de uma visão da marca japonesa sobre como será um crossover no futuro. Ele é um híbrido com um motor 1.6 convencional e três motores elétricos! O interior tem os bancos separados e traz um grafismo bastante arrojado, com tons em amarelo. Outros carros da linha Subaru, como o Forester Sport e o XV Crosstrek, também estão expostos no Salão do Automóvel.

Os carros da Subaru são importados pelo Grupo Caoa, o mesmo que comercializa vários modelos da Hyundai. A empresa decidiu investir na marca Subaru e trouxe dois executivos com ótimas passagens pela Ford (Antonio Maciel, presidente) e pela Jaguar/Land Rover (Flavio Padovan, diretor geral). A Subaru é a divisão automotiva da empresa japonesa Fuji Heavy Industries, que fabrica também peças para o Boeing 787. Subaru é o nome de um grupo de seis estrelas da constelação de Touro. Segundo Padovan, a empresa tem 64 anos, atua em 110 países e não pretende crescer muito mais do que seu tamanho atual. As vendas no Brasil são de 96 carros/mês em média. “Os donos de Subaru gostam de carro, estão sempre antenados em tecnologia e são fãs da marca”, disse Padovan. “Eles nos ajudam a vender a marca no mercado.”