FIAT PUNTO ELX R$ 45.189

“Já é sucesso”, foi a chamada de capa da MOTOR SHOW quando o Punto foi lançado aqui no Brasil. Isso porque o carro já era bem-sucedido na Europa, e prometia ótimos resultados em nosso mercado. A previsão se concretizou, e desde novembro passado o hatch da Fiat desbancou o líder da categoria, VW Golf, que disputava acirradamente o posto com o Astra. Desde então, ninguém o tirou do topo da lista. No mês passado foram vendidas 4.076 unidades, contra 1.988 do Astra, vicelíder do segmento. A supremacia comprova que, assim como na Europa, o modelo já é sucesso aqui no Brasil.

Dono de um visual arrojado, com linhas modernas, o modelo possui a frente com design bastante semelhante ao de um Maserati. Mas, ao contrário do esportivo, o desempenho deste modelo 1.4 não agrada muito.

Para que haja uma boa condução, é necessário deixar o motor sempre com rotação entre 2.300 e 3.500 rpm. Isso faz com que o consumo se torne alto quando se utiliza álcool: a média não passa dos 6 km/l na cidade. Para quem o usa no dia-a-dia, pode representar um gasto alto. Mas ele compensa com baixo consumo na estrada e em cidades menos congestionadas que São Paulo, onde foi avaliado. A posição do motorista passa conforto e segurança.

A cabine tem amplo espaço entre o motorista e o vidro, o que faz lembrar uma minivan. O acabamento bicolor e o CD player, acima, são opcionais

O Punto não vem com ABS nem airbag de série, mas a Fiat tem um pacote bastante interessante para quem faz questão destes equipamentos: o kit HSD, que, por R$ 3.034, trás airbag duplo e ABS.

Um carro bonito, seguro e com personalidade marcante. Se o preço na casa dos R$ 40/44 mil, dependendo dos opcionais, cabe no seu orçamento, ele é sim um negócio interessante.