28/06/2025 - 15:00
A Renault tem um impasse com o Kardian: além de todas as versões serem movidas pelo mesmo motor 1.0 turboflex, elas têm muitas semelhanças nos itens de série e equipamentos. Todas trazem faróis em LED, ar-condicionado digital automático, o mesmo painel de instrumentos digital de 7”, a mesma multimídia de 8”, 6 airbags, entre outros.
+Por que Kardian e Polo são oásis de entusiasta que não abandona câmbio manual
+VW Tera ‘bebe’ menos que Pulse, Kardian e Basalt na estrada; veja números
O vazamento
Mas isso deve ser mudado em breve, conforme um curioso vazamento de imagens do perfil da Renault do Paraguai no Instagram. As imagens foram publicadas supostamente “sem querer”, e minutos depois apagadas. Antes disso, porém, foram rapidamente salvas pelo perfil Kardian Black, também no Instagram (@kardian_black).

A marca francesa sabe que precisa rechear mais as versões mais caras do Kardian, especialmente agora com a disputa mais acirrada com Fiat Pulse 2026 e VW Tera. Por isso, já prepara algumas melhorias para seu SUV pequeno, possivelmente na linha 2026, que deverá chegar ao mercado nesse segundo semestre de 2025.
O que deve mudar no Kardian 2026?
Além de um reforço na lista de equipamentos, a versão mais completa do modelo deverá mudar de nome. Isso porque a atual Premiere Edition foi criada para comemorar seu lançamento, coisa que aconteceu no início de 2024. Agora, ela deve ser rebatizada para Iconic, sigla que já identifica as configurações mais caras de Kwid, Duster, Oroch, além do aposentado Captur.
Junto da mudança de nome, deverá receber novas rodas aro 17, bem como uma nova cor para a carroceria: parece ser o Azul Iron, que estreou na dupla Sandero/Logan em 2019, depois chegando a Captur, Duster e Kwid. Além disso, o Kardian passará por mudanças discretas no parachoque dianteiro, já que o radar dos assistentes de condução foi reposicionado para o topo do parabrisas (antes ficava no parachoque).

Porém, é na cabine que as maiores mudanças devem acontecer, e é justamente no interior que o Renault merece mais carinho. Para começar, bancos trocam a atual forração em tecido com costuras laranjas da Premiere Edition por couro sintético marrom mesclado com preto, com a parte central do painel revestida em couro sintético marrom. O foco é maior requinte, e a cabine marrom já foi explorada pelo Captur reestilizado na linha 2022.
Nas telas, outras novidades: na tal versão mais completa, o painel de instrumentos crescerá para pelo menos 10”, ganhando mais funcionalidades e layout mais refinado. A multimídia também aumenta, possivelmente rondando também as 10”, com layout mais quadrado. No console central, perto do carregador de celular por indução, a linha 2026 também parece trocar a porta USB-A dianteira (entrada retangular), por uma segunda porta USB-C (oval).

Essas melhorias, vale falar, devem estar focadas nas versões mais caras, enquanto as mais baratas seguirão com o conjunto encontrado atualmente, especialmente no interior. É uma forma de brigar melhor, de igual para igual, com VW Tera e Nivus, além de Fiat Pulse e Fastback renovados.
Motorização continua
Da linha atual, segue a motorização (1.0 turboflex de até 125 cv de potência com 22,4 mkgf de torque, acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e seis velocidades), e demais acertos mecânicos, como calibração de suspensão, direção, freios e afins.

Atualmente, o Kardian é vendido em quatro configurações: Evolution MT6 (manual, por R$ 112.690), Evolution EDC (automatizada, por R$ 124.190), Techno (automatizada, por R$ 136.490) e a Premiere Edition (automatizada, R$ 145.990).
Quando chega?
É difícil cravar uma data para a estreia da novidade, dado o fato que a Renault também se prepara para anunciar mundialmente seu novo SUV médio, o Boreal, que virá ainda em julho. Porém, é certo que o Kardian deverá receber tais evoluções ainda em 2025, como linha 2026.